Cultivar a ciência e a arte de cuidar do sujeito e da coletividade em todos os níveis de atenção à saúde fazem parte do perfil do enfermeiro formado na Setrem. É generalista, humanista, crítico, pesquisador e reflexivo, capaz de reconhecer, planejar, organizar, coordenar, implementar e reavaliar a assistência de enfermagem a sujeitos e/ou comunidade. A experiência vivenciada em diversos espaços de saúde, aliada ao compromisso com a vida, fazem parte da formação deste profissional.
Pesquisa em Enfermagem II
Semestre | Disciplina | C.H. | C.H. PAE |
---|---|---|---|
1 1 1 1 1 1 1 |
Anatomia Humana I Atendimento Pré-hospitalar Citologia e Histologia Fundamentos de Enfermagem Projeto Acadêmico de Extensão em Saúde e Ambiente Saúde e Ambiente Segurança do Paciente |
50 25 50 50 – 25 50 |
– – – – 50 – – |
2 2 2 2 2 2 2 2 |
Anatomia Humana II Biologia da Reprodução Bioquímica Epistemologia do SUS Fisiologia Humana Microbiologia e Imunologia Projeto Acadêmico de Extensão em Semiologia e Semiotécnica Básica Semiologia e Semiotécnica Básica |
25 25 25 25 50 50 – 50 |
– – – – – – 50 – |
3 3 3 3 3 3 3 3 |
Educação em Saúde Epidemiologia e Vigilância em Saúde I Farmacologia Básica Parasitologia Patologia Projeto Acadêmico de Extensão em Educação em Saúde Projeto Acadêmico de Extensão em Semiologia e Semiotécnica Avançada Semiologia e Semiotécnica Avançada |
25 25 50 25 25 – – 100 |
– – – – – 50 50 – |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
Atividades Complementares de Graduação I Enfermagem em Ginecologia Enfermagem em Neonatologia, Pediatria e Hebiatria Enfermagem em Obstetrícia Farmacologia Clínica Fundamentos da Ciências Sociais I Metodologia da Pesquisa Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Obstetrícia Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Neonatologia, Pediatria e Hebiatria |
50 25 50 50 50 25 50 – – |
– – – – – – – 50 50 |
5 5 5 5 5 5 5 |
Bioética Enfermagem em Saúde do Idoso Enfermagem em Saúde Mental Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Saúde Mental Projeto Acadêmico de Extensão em Saúde da Família Urbana e Rural Processo de Enfermagem e Raciocínio Clínico Saúde da Família Urbana e Rural |
50 25 75 – – 50 50 |
– – – 50 50 – – |
6 6 6 6 6 6 6 6 6 |
Atividades Complementares de Graduação II Enfermagem em Saúde do Adulto Enfermagem em Saúde do Trabalhador Enfermagem Perioperatória Informática em Saúde Nursing Maker Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem Perioperatória Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Saúde do Adulto Tanatologia |
75 50 25 50 50 25 – – 50 |
– – – – – – 25 25 – |
7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 |
Atividades Complementares de Graduação III Enfermagem em Cuidado Intensivo Enfermagem em Pronto Atendimento Epidemiologia e Vigilância em Saúde II Felicidade Fundamentos da Ciências Sociais II Gestão e Liderança em Saúde I Língua Portuguesa Instrumental Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Cuidado Intensivo Projeto Acadêmico de Extensão em Enfermagem em Pronto Atendimento |
75 50 25 25 25 25 50 50 –
|
– – – – – – – – 50 50 |
8 8 8 |
Estágio Supervisionado I Gestão e Liderança em Saúde II Pesquisa em Enfermagem I |
400 50 50 |
– – – |
9 9 9 9 |
Atividades Complementares de Graduação IV Estágio Supervisonado II Optativa I Pesquisa em Enfermagem II |
50 400 25 50 |
– – – – |
10 10 10 |
Estágio Supervisionado III Optativa II Optativa III |
400 50 25 |
– – – |
Eletivas |
– |
– |
– |
A.C.G. | Atividades Complementares de Graduação | – |
– |
Carga horária total do curso | 4.000 |
---|
Disciplinas | Mensalidade* |
6 disciplinas | R$ 1.908,90 |
*para pagamentos até o dia 1º de cada mês, há um desconto de 7%; para pagamentos no dia 5 de cada mês, o desconto é de 5%
Adriane Freoder Kleinpaul – Especialista
Aline Antonia Perkoski
Carlice Maria Scherer – Mestra
Cléia dos Santos Moraes – Doutora
Fabiana Avellaneda – Especialista
Gabriele Catyana Krause – Doutora
Gilberto Arcanjo Marostega Fagundes
Gilberto Souto Caramao – Mestre
Kamila Lehr – Especialista
Lisete Maria Sander Kunzler – Especialista
Luthiane Pisoni Godoy – Mestra
Mara Regina Kolling
Marina Zucatto – Mestra
Paulo Fabio Pereira – Mestre
Silvana Ceolin – Doutora
Vanessa Andreia Schneider – Mestre
Vanessa Sallapata – Especialista
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber – Mestra
Histórico
A região Noroeste do Rio Grande do Sul, onde está inserida a Setrem, em 2001 apresentava carência de profissionais com graduação em Enfermagem, especialmente voltados à saúde coletiva. Tendo em vista a possibilidade de satisfação da necessidade identificada, engajaram-se lideranças públicas e privadas ligadas à saúde, apoiando a criação deste curso.
O enfermeiro deve despontar neste contexto evolutivo como um profissional atuante e participativo, preparado e com conhecimentos nas áreas pública e privada do setor da saúde. Necessita criar vínculo com o usuário/cliente, sendo capaz de influir no processo saúde-doença, prevenindo a doença e promovendo a saúde, podendo ser um elo com os demais profissionais e a comunidade.
A saúde coletiva necessita de um profissional voltado à realidade e consciente de seu papel como agente de transformação social. Tendo a academia neste contexto um importante papel como facilitadora em transformar realidades e promover inovações tecnológicas e científicas.
Em 2002, o curso iniciou seus estágios na Rede Básica de Assistência à Saúde. O setor da Saúde Pública, com as Unidades Básicas e Estratégias de Saúde da Família e o setor Privado/Filantrópico com os Hospitais. Foi um período de muitas negociações, porque estabelecer algo novo no interior de instituições tradicionais já estabelecidas na comunidade há algum tempo não foi fácil, causou desacomodações e modificou o fluxo de trabalho. Entretanto, sabe-se que de alguma forma os ganhos são mútuos: a Enfermagem, porque tem o espaço para desenvolver suas práticas e ajudar a comunidade por intermédio de um parceiro e, as Instituições, porque durante os estágios, circulam novos conhecimentos em suas unidades. Os acadêmicos transformam-se em uma força de trabalho extra e seus usuários/clientes são atendidos com atenção por alguém que está querendo conhecê-los e cuidá-los.
O Bacharelado Enfermagem também atende a nova visão e concepção de demanda e oferta dos serviços do SUS. O currículo proposto atende as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Enfermagem (CNE/MEC, 2001). Enfatiza fortemente a associação entre a teoria e a prática, que propicia o desenvolvimento individual e coletivo, qualificando o estudante para o exercício profissional da Enfermagem. O que corrobora esta última afirmativa é que boa parte do corpo docente, efetivamente, desempenha sua função enquanto enfermeiro/a em um dos períodos do dia ou da noite em Instituições de Saúde (principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, ESF, Hospitais e 14ª CRS) e em turnos inversos, produz suas aulas, proporcionando momentos de reflexão e exemplificação profícuos.
No ano de 2011, a Enfermagem completou 10 anos de existência, ciente de ter cumprido com seu propósito de cuidar da comunidade três-maiense e regional, com um corpo docente sólido e qualificado e com inúmeros parceiros. O Curso entende-se hoje desenvolvendo um “trabalho em rede”, em que muitos nós estão interligados e são essenciais para darmos continuidade aos projetos dos próximos 10 anos.
Objetivos do Curso
O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Setrem visa formar profissionais generalistas que possam atuar em vários campos, como: atendimento domiciliar, ambulatorial, hospitalar ou comunitário, em empresas, atuando na saúde do trabalhador ou com auditoria de contas, em casas geriátricas, na saúde pública, com um trabalho focado na prevenção, em organizações não-governamentais, no ensino técnico e superior de Enfermagem, em escolas de educação infantil, em pesquisas e laboratórios, entre outros.
Habilidades e Competências
O egresso do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Setrem deverá ser capaz de:
O curso de Enfermagem da Faculdade Setrem forma enfermeiros humanizados que dominam a gestão do cuidado nos diferentes ambientes da saúde.
Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.