Cultivar a ciência e a arte de cuidar do sujeito e da coletividade em todos os níveis de atenção à saúde fazem parte do perfil do enfermeiro formado na Setrem. É generalista, humanista, crítico, pesquisador e reflexivo, capaz de reconhecer, planejar, organizar, coordenar, implementar e reavaliar a assistência de enfermagem a sujeitos e/ou comunidade. A experiência vivenciada em diversos espaços de saúde, aliada ao compromisso com a vida, fazem parte da formação deste profissional.
| Semestre | Disciplinas |
|---|---|
| 1º | Anatomia do Sistema Locomotor Aplicada à Enfermagem Atendimento Pré-Hospitalar e Resposta a Emergências Biologia Celular e Histologia Humana Comunicação e Linguagem Fundamentos e Epistemologia da Enfermagem Avaliação Clínica e Semiotécnica |
| 2º | Anatomia dos Sistemas Reguladores e Integração Funcional Biologia da Reprodução e Saúde Sexual e Reprodutiva Bioquímica Aplicada à Saúde Bases Filosóficas e Sociais SUS: Políticas, Redes de Atenção e Modelos de Cuidado Fisiologia Humana Aplicada à Enfermagem Patologia Humana Aplicada à Enfermagem Métodos de Pesquisa |
| 3º | Tecnologias Emergentes Epidemiologia e Bioestatística Criatividade, Inovação e Empreendedorismo Farmacologia Aplicada Microbiologia Prática Clínica e Educativa em Semiologia e Semiotécnica Avançada Semiologia e Semiotécnica Avançada |
| 4º | Enfermagem em Ginecologia Enfermagem em Neonatologia Enfermagem em Obstetrícia Enfermagem em Pediatria e Hebiatria Imunologia Gestão Ambiental e Sustentabilidade Prática Clínica e Educativa em Saúde Materno Infantil Segurança do Paciente e Qualidade em Saúde |
| 5º | Enfermagem e Psiquiatria Bioética Temas Globais e Contemporâneos Atenção Integral à Saúde Mental Enfermagem em Saúde do Idoso Parasitologia Prática Clínica e Educativa em Saúde Mental e Coletiva Saúde da Família Urbana e Rural |
| 6º | Educação em Saúde e Promoção do Cuidado Habilidades Socioemocionais e Gestão de Conflitos Enfermagem em Saúde do Adulto Enfermagem em Saúde do Trabalhador Enfermagem Perioperatória Nursing Maker Prática Clínica e Educativa em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Produção de Eventos Científicos |
| 7º | Enfermagem em Cuidado Intensivo Farmacologia Clínica e Uso Racional de Medicamentos Gestão e Liderança em Saúde Liderança e Desenvolvimento Humano Prática Clínica e Educativa em Urgência e Emergência Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Urgências, Emergências e Desastres |
| 8º | Epidemiologia e Vigilância em Saúde Avançada Gestão Clínica por Indicadores em Saúde Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Raciocínio Clínico e Prática Baseada em Evidências Saúde Planetária e Enfermagem Sustentável Telenfermagem e Saúde Digital Vulnerabilidade, Diversidade e Gênero |
| 9º | Estágio Supervisionado I Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento Regional |
| 10º | Estágio Supervisionado II Componentes Livres (à escolha do/a acadêmico/a) |
| Valor do Crédito | N° de Créditos no 1° semestre de 2026 | |
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R$ 81,38 |
22 |
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Adriane Freoder Kleinpaul – Especialista
Aline Antonia Perkoski – Mestre
Carlice Maria Scherer – Mestra
Cléia dos Santos Moraes – Doutora
Fabiana Avellaneda – Especialista
Gabriele Catyana Krause – Doutora
Gilberto Arcanjo Marostega Fagundes – Doutor
Gilberto Souto Caramao – Mestre
Lisete Maria Sander Kunzler – Especialista
Luthiane Pisoni Godoy – Mestra
Mara Regina Kolling
Marina Zucatto – Mestra
Mayara Trapp Vogel – Mestra
Paulo Fabio Pereira – Mestre
Silvana Ceolin – Doutora
Vanessa Andreia Schneider – Mestre
Vanessa Sallapata – Especialista
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber – Mestra
Histórico
A região Noroeste do Rio Grande do Sul, onde está inserida a Setrem, em 2001 apresentava carência de profissionais com graduação em Enfermagem, especialmente voltados à saúde coletiva. Tendo em vista a possibilidade de satisfação da necessidade identificada, engajaram-se lideranças públicas e privadas ligadas à saúde, apoiando a criação deste curso.
O enfermeiro deve despontar neste contexto evolutivo como um profissional atuante e participativo, preparado e com conhecimentos nas áreas pública e privada do setor da saúde. Necessita criar vínculo com o usuário/cliente, sendo capaz de influir no processo saúde-doença, prevenindo a doença e promovendo a saúde, podendo ser um elo com os demais profissionais e a comunidade.
A saúde coletiva necessita de um profissional voltado à realidade e consciente de seu papel como agente de transformação social. Tendo a academia neste contexto um importante papel como facilitadora em transformar realidades e promover inovações tecnológicas e científicas.
Em 2002, o curso iniciou seus estágios na Rede Básica de Assistência à Saúde. O setor da Saúde Pública, com as Unidades Básicas e Estratégias de Saúde da Família e o setor Privado/Filantrópico com os Hospitais. Foi um período de muitas negociações, porque estabelecer algo novo no interior de instituições tradicionais já estabelecidas na comunidade há algum tempo não foi fácil, causou desacomodações e modificou o fluxo de trabalho. Entretanto, sabe-se que de alguma forma os ganhos são mútuos: a Enfermagem, porque tem o espaço para desenvolver suas práticas e ajudar a comunidade por intermédio de um parceiro e, as Instituições, porque durante os estágios, circulam novos conhecimentos em suas unidades. Os acadêmicos transformam-se em uma força de trabalho extra e seus usuários/clientes são atendidos com atenção por alguém que está querendo conhecê-los e cuidá-los.
O Bacharelado Enfermagem também atende a nova visão e concepção de demanda e oferta dos serviços do SUS. O currículo proposto atende as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Enfermagem (CNE/MEC, 2001). Enfatiza fortemente a associação entre a teoria e a prática, que propicia o desenvolvimento individual e coletivo, qualificando o estudante para o exercício profissional da Enfermagem. O que corrobora esta última afirmativa é que boa parte do corpo docente, efetivamente, desempenha sua função enquanto enfermeiro/a em um dos períodos do dia ou da noite em Instituições de Saúde (principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, ESF, Hospitais e 14ª CRS) e em turnos inversos, produz suas aulas, proporcionando momentos de reflexão e exemplificação profícuos.
No ano de 2011, a Enfermagem completou 10 anos de existência, ciente de ter cumprido com seu propósito de cuidar da comunidade três-maiense e regional, com um corpo docente sólido e qualificado e com inúmeros parceiros. O Curso entende-se hoje desenvolvendo um “trabalho em rede”, em que muitos nós estão interligados e são essenciais para darmos continuidade aos projetos dos próximos 10 anos.
Objetivos do Curso
O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Setrem visa formar profissionais generalistas que possam atuar em vários campos, como: atendimento domiciliar, ambulatorial, hospitalar ou comunitário, em empresas, atuando na saúde do trabalhador ou com auditoria de contas, em casas geriátricas, na saúde pública, com um trabalho focado na prevenção, em organizações não-governamentais, no ensino técnico e superior de Enfermagem, em escolas de educação infantil, em pesquisas e laboratórios, entre outros.
Habilidades e Competências
O egresso do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Setrem deverá ser capaz de:
O curso de Enfermagem da Faculdade Setrem forma enfermeiros humanizados que dominam a gestão do cuidado nos diferentes ambientes da saúde.
Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.




























