Faculdade de Pedagogia realiza projeto de conscientização e revitalização do Lago dos Patinhos

Localizado na cidade de Três de Maio, o Lago dos Patinhos foi escolhido pelas acadêmicas e professoras do 6º semestre de Pedagogia, como um local de reflexão sobre o transformar. A ideia inicial era somente conhecer para depois cada acadêmica pensar em algum lugar de sua cidade que precisasse de transformação, mas tão grande foi a conexão com o local, que as vontades e ânimos de transformação incentivados na faculdade destinaram-se àquele lugar e, assim, foram dados os primeiros passos do Projeto Integrador “A vida socioambiental: comprometer-se a comprometer o outro”.

Com o objetivo principal de Intervir de forma propositiva, sob perspectiva pedagógica, em ações que constituam a docência enquanto ofício com função e compromisso social e ambiental, o projeto iniciou com a mobilização da coordenadora da Faculdade de Pedagogia, Adriana Canova Motter, e da professora Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber. Foi a professora Vera que instigou o olhar do cuidar do Lago dos Patinhos, que mostrou as carências do local e, principalmente, a necessidade da sociedade de ter consciência do valor daquele local.

O projeto é muito importante para a minha vida acadêmica, porque ser pedagogo não é estar somente dentro de uma sala de aula. Vai muito além disso. Ser pedagogo é estar  com a comunidade. E a gente trabalha o meio-ambiente com as crianças, com a comunidade e isso realça a importância de cuidar e preservar e impacta muito na minha formação acadêmica, compartilha a acadêmica da Faculdade de Pedagogia e participante do projeto, Caroline de Oliveira Soares.

Através dessas percepções, os acadêmicos e professoras envolvidos no projeto foram até o poder público para buscar apoio e, pouco tempo depois, receberam, aqui no Campus Setrem, o vice-prefeito Josias Correa, dialogando sobre as proposições que nasceram da vontade e da autonomia dos acadêmicos. Então, as propostas  foram aceitas com muita motivação pela prefeitura, que destinou um valor para essa revitalização.

📸: Roberto Pasternak, líder da equipe do horto

O encontro mais recente do projeto teve, então, o intuito de compartilhar as ideias de revitalização e aconteceu no próprio Lago dos Patinhos. Mas, o que era para ser mais uma reunião para pensar ações junto ao vice-prefeito revelou-se, na verdade, um encontro de ação, com a presença do Secretário de Obras do município, Alexandre Ergang e do Secretário de Habilitação, Meio Ambiente e Urbanismo, Rafael Reinheimer dos Santos, que apresentaram as ideias de ação e firmaram  parceria entre a Faculdade de Pedagogia Setrem e a Prefeitura Municipal de Três de Maio.

De acordo com a coordenadora da Faculdade de Pedagogia, Adriana Canova Motter, A proposta pedagógica de revitalização do Lago dos Patinhos, realizada em parceria com o poder público municipal de Três de Maio, é exemplo de práticas que são formadoras, vivenciadas em situações e ambientes educacionais reais, constituindo pedagogos protagonistas e agentes de transformações, com responsabilidade e comprometimento social e ambiental”.

E o que parece se limitar a um projeto de revitalização de um local, para a Pedagogia, vai além. O que se tornou tão natural para nós, a ponto de não ser visto, para a Pedagogia, é local de reflexão e de transformação. Por isso, além da revitalização, acontecerá, neste ano e no ano que vem, um trabalho de conscientização da comunidade e das escolas locais sobre a importância e o valor desse local,  fazendo a diferença no mundo, mas começando no lugar em que vivemos.