Encontro da Rede Sinodal de Educação

Metodologias Ativas: gestão da aprendizagem com foco na experiência

Data: 27 de maio de 2022

Evento online

Público-alvo: Professores de todos os níveis de ensino.

Joselito Moreira Chagas

Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratinguetá (2020), MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2007) e é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (1996). Possui experiência de 22 anos de atuação na indústria, nos mais diversos segmentos (papel, celulose, aço, alimentos e bebidas, química entre outras) na gestão de ativos, gestão de contratos e negócios em engenharia de confiabilidade e venda de rolamentos. Desde 2015 atua na docência do ensino superior de graduação e de pós-graduação, além de coordenador de cursos de engenharia do ensino superior particular desde 2019. Desde 2017 atua como consultor acadêmico na gestão pedagógica de cursos, na formação docente em metodologias e aprendizagem ativa do estudante, na remodelagem curricular por projetos, por competências e extensão curricular para a formação do aluno. Empresário, gestor, docente e coordenador. Preza pelo desenvolvimento integral do estudante, atuação por projetos e que desenvolvam competências ao longo do curso superior. Possui formação em Metodologias Ativas pelo consórcio STHEM Brasil em 2016 (Laspau-Harvard), 6 Sigma Green Belt pela SKF do Brasil em 2006 e Formação Internacional em Gestão pela SKF Suécia em 2009.

Renati F. Chitolina

Graduada em Ciências Biológicas (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Ensino Científico e Tecnológico de Ciências pela URI Santo Ângelo.. Doutora em Educação pela Universidade La Salle de Canoas (2020) na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC) da UNILASALLE, Canoas. Possui experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Pós Graduação. Atuou como professora de Informática e Multimeios na Educação e como professora de Projeto de Pesquisa (TCC) no curso de Pedagogia na Faculdade Três de Maio (SETREM). Atuou como professora da disciplina de Criatividade nos cursos de Pós Graduação da SETREM.  Professora colaboradora no PPG (Mestrado) da URI Campus Santo Ângelo. Pesquisa a Robótica e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na construção do conhecimento e na prática pedagógica. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica (NAP) e de Inovação Pedagógica na Faculdade Três de Maio (SETREM).

Carla Ahlemeyer Siqueira

Pedagoga, formada em música, pedagogia e letras, com especialização em administração escolar, supervisão escolar, orientação educacional, psicopedagogia, educação bilíngue. Desenvolveu o processo de imersão em língua alemã do Colégio Visconde de Porto Seguro para crianças a partir de dois anos de idade. É Coordenadora Institucional do currículo Internacional do colégio. É responsável pelos projetos internacionais Experimento no Brasil e  Haus der kleinen Forscher (Casa do Pequeno Cientista). Também é palestrante, participando de congressos fora e no Brasil sobre a educação bilíngue, abordando os seguintes temas: educação bilíngue, alfabetização bilíngue, trabalho cooperativo, trabalho com experimentação científica e iniciação musical.  Deu aula em curso de pós-graduação em Educação Bilíngue.  Trabalha no cotidiano com famílias alemãs e brasileiras. Mestre em Linguística Aplicada, pesquisadora e multiplicadora na área da experimentação científica na Educação Infantil.

Paulo Tomazinho

Paulo Tomazinho é Doutor em Educação pela Udelmar, Chile e Doutor em Odontologia pela Universidade Positivo. Membro do Grupo Técnico de Inovação do Ensino Superior do SEMESP e Grupo de Inovação do SINEPE. Google Certified Innovator. Fundador da Meta Aprendizagem e co-fundador da Moonshot Educação. Pesquisador, Consultor e Palestrante em Metodologias Ativas de Aprendizagem, Neurociências da Aprendizagem, Tecnologias Educacionais e Didática Assimétrica. Ajuda escolas, IES e professores a transformar ensino em aprendizagem.

Renata Perrenoud

Diretora da Inovatio Educação. Diretora Acadêmica da Faculdade Santo Antônio – 2020 – 2021. Apple Professional Provider for Education – 2019. Fellowship na Universidade de Harvard, por Laspau– 2016 – 2019. Coordenadora do Curso de Engenharia Civil – Unisal Lorena, 2012 – 2018. Membro do Laboratório de Inovação Acadêmica – Unisal Lorena – 2014 – 2018. Formação em PBL e Engajamento do Estudante – Ollin College Boston – EUA – 2014. Curso de Empreendedorismo Educacional Babson College Boston – EUA – 2013. Curso de Formação em Metodologias Ativas em Harvard e MIT – Boston – EUA – 2012. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP Guaratinguetá – SP – 2004. Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNESP Guaratinguetá – SP – 1999. Intercâmbio Universitário Universidade Politécnica de Valência – ESPANHA – 1999. Graduada em Engenharia Civil pela UNESP Guaratinguetá – SP – 1996.

Horários da Programação

8h30
Debate sobre o "case" - Tem uma pet aí?
8h45
Metodologias Ativas: gestão da aprendizagem com foco na experiência
com Me. Joselito Moreira Chagas
9h45