Estudantes da Escola Setrem participam de encontro nacional de lideranças

Nos dias 05 e 06 de abril, nossos estudantes Luísa Rafaela Almeida, Mariana Rutzen Rehbein, Arthur DallaChieza Zimmer, Mariana Sartor Corso, Mateus Nicoli Sklar e Flávia Werner Flach, representando as lideranças estudantis da Escola Setrem e acompanhados pela orientadora educacional, Marina Zucatto, participaram do 29º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, que teve como tema principal “Juventudes e futuros: competências para um mundo dinâmico” e reuniu mais de 190 jovens lideranças e 37 escolas da Rede Sinodal de Educação.

O evento se dividiu em quatro sedes, sendo elas: Colégio Bonja, em Joinville/SC (Região Setentrional); Colégio Evangélico Alberto Torres, em Lajeado/RS (Região Centro); Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre/RS (Região Meridional) e Colégio Ipiranga, em Três Passos/RS (Região Missões), onde nossos estudantes participaram.

Participamos todos os anos do encontro de liderança da rede sinodal e percebo que estes momentos são uma oportunidade valiosa, de muito aprendizado e de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Este ano, vivenciamos dois dias de trocas de experiências, integração, momentos culturais e várias palestras que trouxeram conhecimentos e a possibilidade de rever pensamentos, mobilizar  sonhos e instigar atitudes. Posso dizer que sou encantada por esta prática desenvolvida pelas escolas da rede sinodal de Educação que instigam o desenvolvimento de nossas lideranças estudantis, compartilha Marina Zucatto, orientadora educacional da Escola Setrem.

Tendo como objetivo principal incentivar o desenvolvimento da liderança, oportunizando que os estudantes atuem de forma ativa na construção de soluções criativas e efetivas nas suas escolas e comunidades escolares, perpassando diferentes abordagens e possibilitando o aprendizado do gerenciamento de grupos e de projetos de forma assertiva e equilibrada.

Na ocasião, nossos estudantes puderam participar de momentos de diálogo, reflexões, dinâmicas de integração e de socialização, trabalhos em grupo, mostra de talentos e palestras sobre os seguintes temas: “Espiritualidade: Inspiração de lideranças para futuros dinâmicos”, por prof. Rudinei da Rosa; “Sonhos e esperanças para um futuro brilhante”, por Dr. Luciane Sippert; e “Competências de uma liderança empreendedora e sustentável”, pela professora Rosiane Oswaldo Flach; Além de uma visita guiada ao Jardim Temático Genealógico Ruchert-Tal.

A explicação para a temática abordada no encontro vem de uma definição coletiva entre as escolas que sediaram o evento, abordando o “mundo dinâmico”, que pautou o último Fórum Econômico Mundial; as “juventudes” como grupos compostos por sujeitos com vivências diversas e diferentes concepções de sociedade; os “futuros” como referência à flexibilidade que os estudantes precisam ter para se adaptar e fazer as escolhas em cada momento da vida; e vínculos desses temas à sustentabilidade (social e ambiental) e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

O evento fez a diferença, porque, além de integrar lideranças de diversas escolas e promover espaços de integração e diálogo, também fomentou as compreensões de liderança já trabalhadas individualmente em cada escola, trazendo perspectivas sobre a importância e as diferentes faces da liderança e a importância dos jovens enquanto agentes de mudança e potenciais transformadores do agora e do futuro.