Escola Setrem realiza formatura de estudantes no Proerd

Na sexta-feira, 13 de agosto, a Escola Setrem, em parceria com a Brigada Militar e a Prefeitura de Três de Maio realizou a formatura dos estudantes do 5º ano no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd).

A solenidade aconteceu de forma presencial, no Auditório do Campus Setrem, apenas com a presença dos alunos, professores, direção da Escola e das autoridades locais. Os pais acompanharam a formatura de maneira remota, via Google Meet.

Estavam presentes o diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang, o vice-prefeito de Três de Maio, Jocias Correa, a secretária municipal de Educação, Vera Küller, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio de Oliveira, a responsável pelo expediente administrativo da 3ª CIA, tenente Juliana Boz e a instrutora do Proerd, soldado Ana Paula da Silva.

Nos encontros realizados no primeiro semestre de 2021, todos de maneira virtual, os estudantes receberam dez lições, organizadas em um processo de escalonamento ascendente (andaime), começando pelo básico sobre responsabilidade e tomada de decisão, para então construir cada uma das demais habilidades, de forma que eles desenvolvam suas próprias respostas às situações da vida real.

A primeira lição inicia com o tema “responsabilidades” e introduz o tema “tomada de decisões”, sendo que as lições subsequentes aplicam essas habilidades de formas gradativamente mais complexas, relacionadas ao uso de drogas e outras escolhas na vida dos jovens.

“Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. Na medida em que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas”, destaca a soldado Ana Paula.

Receberam a certificação 32 estudantes e mais a professora da turma Marilise Ribeiro. A entrega dos certificados e das medalhas foi acompanhada pelo mascote do Proerd, o leão Daren. E também houve a premiação da melhor redação, escrita após as dez lições, quando os alunos são desafiados a expor, com as suas palavras, o que aprenderam durante as aulas. A redação que melhor traduziu os ensinamentos do Proerd foi escrita pela estudante Izadora Genz.

Prêmio de melhor redação para a estudante do 5º ano Izadora Genz

Sobre o Proerd

Desde 1998, a Brigada Militar desenvolve o Proerd nas escolas públicas e provadas do Estado, através de policiais militares voluntários. O Proerd é baseado no programa Norte Americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países, envolvendo 60 mil policiais.

Atualmente, a Brigada Militar conta com 300 instrutores preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade, envolvendo pais, professores, alunos. O Programa já foi desenvolvido em mais de 450 municípios desde sua implantação e já formou mais de 1,5 milhão de jovens no Rio Grande do Sul. Em 2019, o Município de Três de Maio instituiu o Proerd como política pública.