Escola Setrem participa do 1º Encontro Viva o Basquete em Santa Rosa

Neste sábado, 08/07, as dependências do ginásio do Instituto Sinodal da Paz, em Santa Rosa, se encheram do que vai além de um espírito competitivo. Com a presença de pais, professores, treinadores, amigos entusiastas do esporte e mais de 100 estudantes que acreditam na importância e no significado do basquetebol, aconteceu o 1º Encontro Viva o Basquete.

O evento contou com a parceria entre o Sojão Basquete, de Santa Rosa, e a Escola Setrem e estiveram presentes, além da diretora do Instituto Sinodal da Paz, Leila Rebelatto, e do Prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, também o presidente do Sojão Basquete, Betuel Sauer Brun, o diretor do Sojão, Egon Marks, os professores atuantes no Sojão, Leonardo Waszkiewicz, Giovani Assis da Silva , Ângelo Galina, Douglas Danda, Franciele Haas, dando destaque ao professor da Escola Setrem, Edson Müller (Fipo), responsável por treinar nossos estudantes e compartilhar com eles um pouco de seu amor pelo basquete.

É muito importante Setrem estar tendo esse entendimento de que é fundamental ampliarmos o leque de modalidades desportivas. Então, já tínhamos e já temos o futsal forte, o voleibol forte e agora estamos começando com o basquetebol e eu vejo que, quanto mais nós abrirmos essas modalidades, mais nós estaremos proporcionando, para crianças e jovens, espaços para eles poderem fazer esporte. Eu sempre saliento assim: no momento que você consegue ampliar esse leque, você estará proporcionando outro tipo de deporto para uma criança que não teria afinidade dentro do handebol, do futebol, do futsal, etc. E isso não quer dizer que a criança não possa… ela deve praticar todos os esportes, se possível, mas ela pode ter mais afinidade com um, então a gente abre essa condição e proporciona isso para mais crianças, compartilha Fipo.

Na ocasião, a Escola Setrem fez-se presente, jogando nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, nos naipes feminino e masculino. As crianças, muitas das quais participaram pela primeira vez de um jogo de basquete, foram acompanhadas pelas professoras Ana Cláudia Leite, Marina Zucatto e pelo treinador, Fipo.

Eventos como esse fazem a diferença, porque, além de incentivar nossos estudantes na prática do esporte e na competição saudável, também valorizam esse esporte tão significativo em uma perspectiva global, acentuando sua importância na região. Também, conforme Fipo, porque o esporte é um meio de educar, no qual o estudante/esportista percebe que há regras e elas devem ser respeitadas e que há desafios, um contexto, um espaço e outras pessoas.

A perspectiva é de que o 2º Encontro Viva o Basquete aconteça no segundo semestre, dessa vez nas dependências da Setrem e é importante destacar, nesse sentido, que a parceria entre a Setrem e o Sojão tomou forma quando três estudantes da Setrem foram selecionadas para o time do Sojão em Santa Rosa. Elas são as pioneiras da Setrem Escola, as primeiras meninas a serem selecionadas e disputarem jogos de tão grande magnitude na região.

É por espaços como esse, que cada vez mais jovens tomam gosto pelo esporte, fazendo a diferença no lugar que ocupam no mundo.