Egresso do Curso de Engenharia de Produção retorna à Setrem na coordenação da Incubadora Tecnológica

A Incubadora Tecnológica da Setrem surgiu a partir de diálogos da Instituição com a empresa John Deere Brasil, no início dos anos 2000. A ideia se colocou em pé, após visitas realizadas a outras incubadoras, e, em 2002, tomou forma, firmando uma parceria entre a Setrem e a John Deere, através do Departamento de Sistemas de Informação.

A inauguração oficial da Incubadora ocorreu em 18 de dezembro de 2002 e, entre seus principais objetivos, consta estimular a cultura empreendedora, a criação e consolidação de empresas, contribuindo para a geração de postos de trabalho, transferência de conhecimento do meio acadêmico para o setor produtivo (especificamente micro e pequenas empresas) e desenvolvimento da economia do município e da região.

Com suas atividades minimizadas nos últimos dois anos, a Incubadora Tecnológica da Setrem retoma suas ações com a coordenação, já em exercício, de João Augusto da Silva, que é egresso do curso de Engenharia de Produção da Setrem e, atualmente, também trabalha como Consultor de Projetos de Melhoria de Processos, tendo sua própria empresa e também atuando em outras empresas.

João Augusto contribui grandemente para essa nova etapa da incubadora, justamente por, além de ter realizado sua formação em nossa instituição, possuir experiência em áreas administrativas e também em áreas fabris no ramo metalomecânico e no ramo administrativo e, nesse sentido, ele assume a coordenação da incubadora com o objetivo de prospectar empresas, isto é, auxiliar conceitualmente as empresas e empresários que tenham ideias comerciais e que precisem de suporte para estruturá-las e inseri-las no mercado, de fato.

Ao ser questionado sobre suas expectativas diante desse desafio, João Augusto afirma que:

A expectativa, então, é de realmente desenvolver a incubadora e divulgá-la, trazendo ideias que podem virar negócios. Espero conseguir realizar esse processo de incubação da melhor forma, trazendo benefícios para as pessoas que nos procurarem para incubar suas ideias e dar início ao desenvolvimento de seu negócio. Então, o desafio é ter essa rede de contatos para trazer pessoas interessadas e enxergar potencial nisso, que a incubadora possa realmente auxiliar as pessoas a desenvolver os seus negócios.

Por estar nesse ramo, envolvido com os empresários e as empresas, ele recebeu o convite para a coordenação e entende como um grande objetivo pessoal a atividade de reavivar a incubadora, um local de bastante potencial. O coordenador destaca a importância de constituir uma rede de relacionamento, participando de eventos de inovação, visando constituir a incubadora como uma marca para a Setrem, sem esquecer da criação de laços internos e externos, trazendo sempre novas ideias para incubar e fazendo a diferença na região.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo