Egressa da Setrem retorna à instituição como Coordenadora Pedagógica Institucional

Formada em pedagogia pela Setrem no ano de 2003, Elisabete Andrade hoje retorna à casa como Coordenadora Pedagógica Institucional

A Setrem anunciou, no mês de abril, a nova Coordenadora Pedagógica, a professora Dra. Elisabete Andrade, que continuará o curso das ações da coordenadora anterior, Renati Fronza Chitolina, que assumiu a Coordenação Pedagógica da Rede Sinodal de Educação.

Hoje, depois de diversas experiências como professora na Educação Básica, no Ensino Superior (presencial e EAD) e na coordenação pedagógica, a professora retorna à instituição onde tudo começou e compartilha conosco:

É curioso o que sinto, de um lado Três de Maio, cidade que passei a maior parte da minha vida, de outro uma instituição educativa, a SETREM que faz parte de todo meu processo de formação e de desenvolvimento profissional. Dois fortes laços que estabelecem importantes conexões com quem eu me tornei […] Entendo que estou nesta função para somar, não tenho a pretensão de trazer respostas para tudo. Em tudo que faço, parto do diálogo e da construção coletiva. A ideia é sempre melhorar, para isso é preciso respeitar a história da instituição e acima de tudo as pessoas que constroem todos os dias esta bela história. Acredito que todos os acontecimentos da vida têm um propósito. Se o percurso da minha trajetória profissional me fez retornar é porque com toda certeza há aqui um propósito de vida e de trabalho. Eu só posso agradecer e dar o meu melhor.

A professora Elisabete começou sua carreira pedagógica há 20 anos aqui na Sociedade Educacional Três de Maio, onde, inicialmente, cursou Pedagogia e, antes mesmo de concluir o curso, trabalhou como bolsista na creche, durante um ano, sob a supervisão da então professora Taísa Bonfanti.

Depois de formada, a professora e pedagoga continuou trabalhando na creche da Setrem e também na escola, inclusive durante o curso de seu Mestrado. Mas, já mestre em Educação nas Ciências, deixou a atuação na educação básica para integrar o corpo docente do curso de Pedagogia da Setrem, onde passou a atuar em várias frentes e ações, inclusive na Extensão.

Buscando alçar novos voos, Elisabete deixou a docência no curso de Pedagogia para se dedicar exclusivamente ao seu doutorado, o qual lhe possibilitou, inclusive, um período de sete meses de estágio na Universidade de Lisboa em Portugal e, quando retornou a Três de Maio, em 2015, percebeu que o cenário havia mudado e procurou outros espaços em outros cargos e instituições, retornando, nesse ano de 2023, à Setrem.