Curso de Pedagogia oferece diversas possibilidades de atuação, com grande taxa de empregabilidade

Indispensáveis na formação inicial dos estudantes e altamente capacitados para atuarem diretamente com crianças, na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, os pedagogos também são habilitados a desenvolverem diversas atividades educativas e coordenarem turnos e equipes em escolas e espaços não escolares que demandam práticas pedagógicas.

Contudo, há uma grande carência de profissionais na área, já que existem vagas de trabalho em aberto. O município de Independência é um dos que está enfrentando este problema, pois apresenta um déficit de profissionais na área. A secretária municipal de educação daquele município, Zenaide Heinsch, confirma que ao longo dos anos o município tem falta de pedagogos para compor seu quadro funcional.

“Na volta às aulas presenciais neste ano, após as aulas remotas devido à pandemia, sentimos uma falta ainda maior de profissionais para atuarem em sala de aula. Então, fomos chamando conforme a lista de classificação do concurso público realizado em 2018. Mas muitos já foram nomeados em concursos de outros municípios”, revela.

Secretária na pasta desde 2017, Zenaide, que é pedagoga, psicopedagoga, clínica institucional e mestre em educação especial, explica que o município ofereceu a possibilidade de contratação de pedagogos pessoa física ou jurídica como prestador de serviço, mas também não obteve êxito. Segundo ela, o principal entrave é a vaga ser temporária, via contrato.

Com duas escolas municipais na área urbana, e aproximadamente 60 professores, Zenaide revela que, hoje, o déficit é em torno de dez profissionais pedagogos.

“Para o próximo ano existe a possibilidade da realização de um novo concurso público para suprir a demanda. A dificuldade hoje não é de espaço físico, mas sim de profissionais. Além disso, de 2020 para 2021, tivemos mais de 10% de aumento no número de matrículas. Logo, é uma área que sempre terá mercado de trabalho e que oferece um leque de possibilidades de atuação.”

Pedagogia da Setrem forma profissionais protagonistas, comprometidos com a educação

Conforme a coordenadora de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Setrem, Adriana Canova Motter, o curso, reconhecido na região pela sua qualidade na formação de pedagogos, é o único curso presencial na região e tem conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). E forma, neste ano, a 21ª turma, celebrando a colocação dos egressos no mercado de trabalho local e regional e também a empregabilidade dos acadêmicos.

Para ela, a formação oferecida contempla a diversidade educacional em sua prática pedagógica, formando profissionais protagonistas, comprometidos com sua função social: a educação. “A estrutura curricular possibilita a formação de pedagogos em experiências significativas de aprendizagem, ou seja, oportuniza ao acadêmico vivenciar, ainda na formação inicial, diferentes situações da vida profissional, por meio dos componentes curriculares, nos quais a complexidade do campo educacional é analisada e refletida em bases teóricas, conceituais e metodológicas”, complementa.

Também, a partir dos projetos interdisciplinares de extensão, se busca o engajamento profissional em diferentes espaços de atuação do pedagogo, para além da escola regular. As práticas pedagógicas promovem a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, articulando os componentes curriculares por meio de temáticas ou situações que demandam práticas pedagógicas.

Os estágios curriculares, orientados e acompanhados nas escolas por professores do curso, possibilitam parcerias entre as escolas de Educação Básica e a instituição de Ensino Superior na formação de pedagogos, e a pesquisa orientada em todo o processo de formação, incluindo os Trabalhos de Conclusão de Curso, possibilitam investigar, analisar e propor mudanças nas práticas e espaços pedagógicos.

“Percebemos que as escolas necessitam de profissionais qualificados, comprometidos com a causa da educação. Profissionais que sejam protagonistas, atores, atuantes e responsáveis para com a aprendizagem e que amem a docência e acreditem nas mudanças que a educação possibilita à sociedade”, complementa Adriana.

Segundo Zenaide, o quadro de profissionais da educação do município de Independência é composto também por egressos da Pedagogia da Setrem. “São pedagogos bem preparados, com características fundamentais: crítico, interativo e dinâmico, ou seja, um perfil importante para a área da educação, que constantemente está em evolução”, finaliza.

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Setrem é oferecido no Vestibular 2022, que tem inscrições abertas até sexta-feira, dia 26 de novembro. O processo seletivo ocorrerá no sábado, dia 27, sendo que o candidato poderá optar em fazer a prova, somente redação, presencial ou on-line, em dois horários alternativos: às 9h ou às 14h.