Bolsas e Financiamentos

Sabemos que algumas vezes parece difícil ingressar no Ensino Superior. Por isso, estamos sempre
buscando oportunidades para que você consiga estudar na Setrem com mais facilidade. São diversas as opções que vão te ajudar a conquistar seu sonho de se tornar um profissional formado numa instituição que preza pela qualidade e que te dá todo o suporte no desenvolvimento de sua carreira

Oportunidades para estudar na Setrem

CREDIES

Com o CredIES, da Fundacred, você estuda agora e paga parte do valor só depois de concluir o curso. Possui a menor taxa de crédito educacional do país e pode ser solicitado em qualquer semestre. Disponível para estudantes negativados, apenas o fiador passa por análise de crédito. É rápido e fácil de contratar.

FIES

O novo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O pagamento do saldo devedor ocorre a partir do primeiro mês após a conclusão do curso. 

PROUNI

A Setrem disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) em todos os cursos de graduação, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para se inscrever é preciso ser brasileiro(a), sem diploma do ensino superior e ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Programa de Bolsas de Filantropia

Como instituição comunitária, a Setrem possui um Programa de Bolsas de Filantropia para seus estudantes, concedidas no limite da disponibilidade dos recursos financeiros da instituição e de acordo com as orientações legais aplicáveis às entidades filantrópicas (Lei 12.101/09). A seleção envolve análise de documentos e entrevista, com avaliação da situação socioeconômica do grupo familiar do candidato.

  • Bolsas disponíveis para Educação Básica e Ensino Técnico: 50% e 100%
  • Bolsas disponíveis para Ensino Superior: 50%
  • Disponibilidade de solicitação: ao longo de todo o ano para ingressantes e vide calendário para alunos já matriculados.
  • Exigências: preenchimento da Ficha de Avaliação Socioeconômica e entrega da documentação

Informações importantes

  • A documentação deverá ser toda entregue no formato digital, anexando no final do preenchimento de sua inscrição.
  • Verifique a lista de documentação necessária para seu pedido.
  • Após validação do seus documentos e avaliação de sua inscrição, o resultado estará disponível para consulta neste portal, cada um com seu código de acesso (por isso informe e-mail válido na sua inscrição).

Oportunidades

Desconto por Idade

É garantido 50% DE DESCONTO mediante apresentação da documentação durante o primeiro ano de graduação para todas as pessoas com mais de 35 anos, ingressantes no Ensino Superior da Setrem através de qualquer modalidade. A prorrogação do benefício é negociada mediante solicitação e negociada individualmente.

Desconto para Segunda Graduação

É garantido 50% DE DESCONTO durante todo o primeiro ano para todas as pessoas que já têm algum curso superior e quiserem cursar sua segunda graduação na Setrem. O benefício é automático, no ato da matrícula. A prorrogação do benefício é negociada mediante solicitação e negociada individualmente.

Desconto para Aluno Especial

Oportunidade especial para todas as pessoas já diplomadas e que quiserem cursar até 10 componentes curriculares como Aluno Especial, visando atualizar seu currículo. Neste caso, é preciso entrar em contato pelo whats 3535-4600 para mais informações sobre a oportunidade.

Convênios

Há desconto garantido de 12% (7% para pagamento pontual + 5% de gratuidade) concedidos ao longo de toda a graduação para colaboradores e associados das seguintes empresas, instituições, associações e sindicatos.

  • ACI/Sindilojas de Três de Maio
  • ACIS de São Martinho
  • ACI de Crissiumal
  • Cotrimaio, Mann Peças Agrícolas e Quero-Quero
  • Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina
  • Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (associados ao STR da Grande Santa Rosa)

Período de inscrições de bolsas filantrópicas para matrículas 2021

Educação Básica: 23/09/2020 à 02/10/2020

Ensino Técnico: 15/10/2020 à 27/10/2020

Faculdade: 15/10/2020 à 27/10/2020

Perguntas Frequentes

O que é e onde solicito a DAP?

A DAP é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, documento de identificação da agricultura familiar que pode ser obtida pelos agricultores familiares (pessoa física) quanto pelo empreendimento familiar rural como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

A DAP deve ser solicitada no Sindicado de Trabalhadores rurais.

Como calcular a renda mensal do agricultor?

Normalmente o Sindicato faz a Declaração do Valor Bruto do último ano, daí precisa calcular 30% desse valor e dividir por 12 para ter a renda mensal da família. E para calcular a renda per capita, divide-se a renda mensal pela quantidade de integrantes do grupo familiar.

Pessoas que não tem renda devem ser contadas nos membro do Grupo Familiar?

Caso essa pessoa viva na mesma residencia por tempo integral e também dependa da mesma renda que o estudante.

Não consigo avançar da etapa

Se o Logos não estiver avançando para a próxima etapa ao selecionar Próximo, significa que a justificativa elaborada não atingiu o limite minimo de 300 caracteres, acrescente mais informações a ela, apenas atingindo esse limite você poderá avançar para a próxima e última etapa.

Posso realizar o pedido de Auxilio Estudo mesmo não sendo aluno novo na Setrem?

Sim, o Auxilio Estudo pode ser requisitado por qualquer estudante independente do que esteja cursando e em qual série ou semestre esteja, mesmo que o Auxilio não tenha sido requisitado previamente quando o aluno ingressou na instituição.

Como adquirir o Comprovante de Imposto de Renda?

Para buscar o comprovante de que você não declara imposto de renda, clique aqui .

Justificativa

É o espaço onde você pode explicar as razões pelas quais está solicitando o auxílio. As informações indicadas ali serão levadas em consideração na análise do seu pedido. Aproveite este espaço.

Ficou em dúvida de qual bolsa ou financiamento é melhor para você?

Entre em contato que a gente te ajuda

55 3535 4600

faoro@setrem.com.br

Pular para o conteúdo