Aulas de Língua Alemã e o projeto Pasch na Setrem

A Setrem é parceira da iniciativa “Escolas parceiras para o futuro” (Pasch), que engloba uma rede de mais de 2000 escolas com ligação especial com a Alemanha. Tal iniciativa surgiu em fevereiro de 2008 e é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, gerida em conjunto com: a agência Central das Escolas no Exterior, o Goethe Institut e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e Pedagógico da Conferência do Ministério da Cultura.

O maior objetivo da iniciativa é despertar o interesse duradouro dos jovens bem como seu entusiasmo pela Alemanha moderna, sua sociedade e o aprendizado do idioma. E, no Brasil, há um total de 24 escolas parceiras, dentre as quais a Setrem faz parte há 15 anos – sendo, até pouco tempo, a única escola do interior do RS.

Também, são fornecidas bolsas de estudo com a oportunidade de vivenciar a cultura e a prática do idioma na Alemanha, com todas as despesas pagas para os estudantes que se candidatarem e tiverem melhor desempenho nas aulas. Além disso, também ocorre a parceria entre escolas Pasch de todo o mundo, objetivando a imersão de estudantes na perspectiva da internacionalização.

Através desta iniciativa, fomos agraciados com a chegada do Professor Maximilian Bugl, que está conosco desde do dia 17/04 e permanecerá até dia 10 de junho. Ele veio com a proposta de conhecer as práticas educativas brasileiras, tendo como referência a nossa instituição e propor, aos estudantes, atividades de imersão na Língua Alemã, utilizando metodologias ativas. De setembro a dezembro receberemos mais um estudante intercambista, que virá na perspectiva do voluntariado, atuando em várias frentes em nossa escola.

Por fim, vale destacar que a iniciativa “Escolas parceiras para o futuro” (Pasch) busca aproximar brasileiros e alemães, unindo esforços para o desenvolvimento mútuo e que, na Escola Setrem, aprender alemão faz a diferença e essa aprendizagem é promovida a partir de diferentes propostas, tais como: caminhão da cultura, concertos musicais, gincanas, desafios, entre muitas outras atividades que fazem das aulas de Língua Alemã um espaço transformativo.

Por: Daniele Simone Schuster, professora de Língua Alemã na Escola Setrem e no Centro de Idiomas