Viajar, passear, sair da rotina é algo desejado e esperado por todos. Quando este momento vem aliado aos colegas de escola, ele se torna ainda mais especial. As viagens pedagógicas são caracterizadas por experiências em que crianças e jovens participam de atividades fora do ambiente escolar, integrando aprendizagem com vivências interdisciplinares.
Mais do que um passeio, esses momentos trazem uma contribuição significativa para a formação dos estudantes, aliando aprendizagens formais ao desenvolvimento socioemocional, e ampliando as possibilidades de experimentação para cada indivíduo.
Vivenciar o mundo além da sala de aula, aplicando os conhecimentos construídos no cotidiano escolar, é o grande diferencial de uma viagem pedagógica. Esse espaço-tempo para conhecer diferentes realidades, culturas e tradições permite ao estudante estabelecer relações entre teoria e prática, interligando conhecimentos de várias áreas e possibilitando uma visão crítica e reflexiva do mundo. As viagens proporcionam experiências práticas e concretas e estimulam o desenvolvimento de competências que vão além do currículo acadêmico.
Além disso, a viagem pedagógica promove o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, permitindo que eles fortaleçam habilidades como autoconfiança, autonomia, protagonismo, organização pessoal e ética, entre outras. Gerenciar o próprio dinheiro, cuidar dos pertences, escolher as roupas adequadas, conectar-se com amigos, conviver com diferentes visões de mundo, tomar decisões próprias e conhecer novos lugares e pessoas são alguns exemplos das oportunidades que uma viagem pedagógica oferece.
Para muitos estudantes, essas viagens são os primeiros passos fora de casa sem a presença da família, o que gera tanto o entusiasmo quanto a necessidade de autodesenvolvimento. Assim, também para as famílias, essas viagens representam oportunidades de crescimento e amadurecimento, uma vez que, para muitos estudantes, é uma primeira experiência de autonomia.
Na Escola Setrem, as viagens e passeios pedagógicos são planejados e organizados com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, buscando construir uma consciência crítica e cidadã por meio da observação das realidades sociais e ambientais. As saídas escolares são concebidas para estimular o desenvolvimento acadêmico e socioemocional, de modo que o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos sejam potencializados. Museus, locais de contato com a natureza, sítios, espaços históricos e culturais, universidades, empresas e eventos estão entre os destinos escolhidos para ampliar e perceber, na prática, os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.
Por: Ângela Balz, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio na Escola Setrem