Artigo sobre emigração, escrito por professor da Setrem, será publicado na Áustria

O professor de História e Filosofia da Escola Setrem, André Haiske produziu um artigo sobre a emigração de austríacos para o Brasil. Intitulado “Família Haiske e a história da emigração de Steyr para o Brasil”, o artigo vai compor um livro que será lançado em uma exposição estadual da Alta Áustria, com o tema “Uma cidade conta a história de nossa sociedade”.

O artigo se refere à imigração de famílias que habitavam Steyr, um município da Alta Áustria, na época uma cidade industrial, e que precisaram sair do país devido a uma grave crise econômica. Esse povo acabou por chegar ao território da região de Ijuí em 1893. O artigo trata sobre as dificuldades dessas famílias até a celebração atual que ocorre anualmente na Expoijuí/Fenadi.

“Escrevi o artigo por questões sentimentais ao tema, pois sou descendente desses imigrantes, e meu TCC foi sobre a imigração de austríacos para Ijuí. Com isso conheci alguns pesquisadores da Áustria e recebi o convite para escrever”, comenta o professor da Setrem.

A exposição “Uma cidade conta a história de nossa sociedade” faz parte de uma série de eventos que ocorrem na província da Alta Áustria. Ela inicia no dia 24 de abril e vai se estender até novembro deste ano.

“Essas exposições são eventos que ocorrem nos estados com objetivos culturais e históricos e estão relacionados com lugares históricos e instituições, como museus. O tema desse ano é relacionado ao trabalho, prosperidade e poder”, acrescenta Haiske.

O artigo será publicado em formato impresso de livro e contará com algumas fotos de descendentes dos imigrantes e da própria imigração, mostrando as ligações entre os que partiram da Áustria e os que ficaram.

Mais detalhes sobre a exposição estão disponíveis aqui.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo