Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo, um caminho de valor

Com uma série de ações realizadas e diversos projetos vindouros, o programa Agricultoras em Ação conclui mais uma história, o projeto Mulheres e Cooperativismo, que teve seu encerramento nas dependências da Unicooper, em Santa Rosa.

O programa “Agricultoras em Ação”, que surgiu em 2016, segue desenvolvendo uma série de projetos que buscam valorizar e dar embasamento a mulheres agricultoras da região, abrangendo municípios como Três de Maio, Santa Rosa, Humaitá, Independência, Santo Cristo, entre outros.

O projeto mais recente desse programa, o “Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo 2022”, foi realizado numa sequência de encontros e teve seu encerramento no mês de maio. Contou com o financiamento da UNICAFES e a parceria entre a AREDE, Setrem, e entidades como a Unicooper e Casa Familiar Filhos da Terra (Campina das Missões), além do apoio das Lojas Monjuá e do Salão de Beleza Regis Klein (Três de Maio).

Ao longo dos encontros desse projeto, as mulheres participaram de diversas atividades com rodas de conversa sobre o papel da mulher na agricultura e na sociedade, com os seguintes temas: autoconhecimento e identidade da mulher, mulher agricultora e cooperativada, cuidado da saúde física, psíquica e emocional, participação comunitária e olhar feminino sob o rural, a produção de alimentos saudáveis e a liderança feminina.

Nesse sentido, também, aconteceram momentos para valorizar e enaltecer a beleza da mulher agricultora. Valorizar o seu fazer diário, sempre compartilhado em cada encontro e enaltecer sua beleza, em cada sorriso sincero do acreditar e através da realização de um book fotográfico.

Ademais disso, também houve um dia de campo na Setrem, no qual as mulheres puderam conhecer sobre a produção de hortaliças e a hidroponia, além de saber mais sobre o espaço que a agricultura tem no campus Setrem, com a realização de pesquisas agropecuárias e o controle biológico – reflexões trazidas pelas engenheiras agrônomas e professoras Cléia Moraes e Cinei Riffel.

A sociedade e as pessoas estão em constante evolução e, hoje, falando de mulheres do campo, tivemos grandes conquistas e a maioria delas foi à base de lutas, né? E nós chegamos num momento de ser chamadas para participar de projetos e ter a oportunidade de participar, pra nós, é uma das conquistas e serve como evolução, pra gente se atualizar e ver: nós somos capazes! Nós, mulheres, somos capazes de gerir uma propriedade, de administrar uma propriedade (é um exemplo meu) e buscar essa capacitação… buscar essa autoestima, para nós é de grande importância. E esse convite, esse trabalho, esses projetos que a Setrem está realizando e com o apoio do Sindicato… que venham mais, que tenha vida longa e que mais mulheres tenham a oportunidade de participar desses projetos, porque é muito importante, do meu ponto de vista, compartilha a participante do programa, Elaine Terezinha Mallmann, de Nova Candelária.

O projeto teve seu encerramento com uma formatura nas dependências UNICOOPER, em Santa Rosa. Nesse dia festivo, as mulheres (e demais envolvidos nessa história) puderam rememorar o caminho percorrido e, também, realizaram um desfile que se seguiu da entrega dos certificados de participação e conclusão, que não representam um final, mas a certeza de novos começos a partir daqui.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo