Acadêmicas da Faculdade de Pedagogia da Setrem realizam prática pedagógica na ASDEVI, de Três de Maio

O Projeto Interdisciplinar de Extensão possibilita o protagonismo acadêmico por meio de planejamento, desenvolvimento e reflexão de atividades pedagógicas com atuação em ambientes escolares e não-escolares, as quais demandam práticas educativas.

Diante desta demanda, as acadêmicas do 5º semestre do Curso de Pedagogia da Setrem (Máiri Daniele München, Ângela Rosana Hammes, Caroline de Oliveira Soares, Michele Taís, Werner, Yasmin Regina Lenz, Alessandra Maria Hammes, Carla Denise Pires Leydecker) desenvolveram uma atividade pedagógica junto aos usuários da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos Nova Vida (ASDEVI) no município de Três de Maio/RS, sob a orientação da professora Lidiane Maria Mahler, no componente curricular de Educação Inclusiva.

A prática ocorreu no dia 16 de Junho de 2023, no período noturno, e participaram da atividade, de forma voluntária, sete usuários com deficiência visual, uma acompanhante e a coordenadora do ASDEVI, Stefanie Vargas. A coordenadora do Curso de Pedagogia, Adriana Fátima Canova Motter, também se fez presente.

As propostas foram pensadas e planejadas pelas respectivas acadêmicas e foram desenvolvidas conforme a subjetividade de cada usuário. Após, foi realizado um momento de confraternização.

Este momento proporcionou a troca de experiências e muito aprendizado. Tivemos contato com a história de vida de cada indivíduo, sua singularidade, os sentimentos, quando se depararam com o diagnóstico de que estariam perdendo a sua visão, os desafios enfrentados no dia a dia, as possibilidades diante da deficiência, e, através disso, pudemos analisar de forma mais crítica e reflexiva a inclusão na prática.

Por: Adriana Fátima Canova Motter, coordenadora do Curso de Pedagogia da Setrem