Tarde na história: Comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã e a Presença Luterana no Brasil

Neste clima de celebração do bicentenário do início da imigração germânica, aconteceu, nas dependências do ginásio da Setrem, a nossa tradicional programação da “Tarde na história”, com o tema “Comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã e a Presença Luterana no Brasil”.

A fé coletiva, mas sobretudo, a individual é o nosso tema central nesta tarde. Os imigrantes trouxeram para essas terras tropicais o luteranismo, uma fé cristã que rompeu com o catolicismo no século XVI. Tal rompimento é algo que todos nós já escutamos na escola: A Reforma Protestante, destaca o professor de História da Escola Setrem, André Haiske.

Em 2024, o nosso estado comemora o bicentenário do início da imigração germânica ao Brasil e os nossos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, nos proporcionaram – com a mediação da coordenadora Ângela Balz e o apoio dos professores das mais diversas disciplinas – uma viagem por meio deste marco histórico.

A tarde na história iniciou com a história da Pré-reforma: o despertar da reforma, representada pelo 2º ano do ensino médio, seguida pelo 7º  ano, que representou a história do movimento reformista, com uma perspectiva dos valores e as ações luteranas; O 6º ano deu sequência a essa história com a vida e a obra de Martinho Lutero, trazendo história e sobrenomes locais, enquanto o nono ano trouxe a história da educação e da Rede Sinodal de Educação; Com o 8º ano, a fé se espalhou pelo ambiente e conhecemos mais sobre a história da presença luterana em terras brasileiras; E, para encerrar as apresentações, o 1º ano trouxe  uma roda cantada sobre a influência da cultura alemã e o nosso 3º ano, em sua última participação neste evento, também trouxe uma roda cantada com a mesma temática, com um fim musical.

Sabemos que a reforma mudou a forma de compreender a religião no Ocidente, mudando a relação entre as pessoas e a fé. Algumas autoridades tinham um posicionamento firme e definido em relação a essas mudanças, posicionamento esse que segue até hoje, apesar da história. E ter um momento para celebrar essa transformação histórica e visualizar as transformações que resultaram na nossa base de valores e princípios, é o que nos traz propósito para seguir fazendo a diferença.