Professores da área de Ciências da Natureza, da Escola Setrem, participam de Encontro Nacional em Panambi

Nos dias 14 e 15 de junho, os professores da Escola Setrem, Eduarda Maira Riedel de Lima e Geovane Barbosa dos Santos, participaram do Encontro Nacional de Professores de Matemática e Ciências da Natureza, que aconteceu nas dependências do Colégio Evangélico Panambi (CEP), com o tema “Desafios e descobertas: explorando a interconexão entre Ciências da Natureza, Matemática e Ciências da Natureza”- também, tão importante quanto, destacamos a participação das professoras da Faculdade de Pedagogia Adriana Canova Motter e Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber, como oficineiras.

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico, através da formação continuada de professores, o evento constituiu-se de um ciclo de palestras e diversas oficinas, além de uma visitação através das dependências do educandário, um jantar de confraternização, um momento cultural musical, além de compartilhamentos, advindos das escolas vinculadas à Rede Sinodal por região.

Nas palestras, os profissionais da educação presentes puderam refletir sobre temas como: “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”, com o professor Idelfranio Moreira de Sousa, gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação; e “O que há de exato nas Exatas?”, com o professor Thiago Dutra de Araújo, do Sistema Anglo de Ensino.

Já as oficinas, trouxeram, na teoria, mas, principalmente, na visão prática, as seguintes perspectivas:

– “Situações cotidianas socioambientais: ilustrando intervenções pedagógicas propositivas para potencializar o protagonismo de estudantes e professores”, com a professora Dra. Adriana Canova Motter e a professora Ma. Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber (Setrem);

– “O uso de textos científicos com enfoque na história das Ciências”, com a professora Dra. Fabiane de Andrade Leite e a professora Dra. Judite Scherer Wenzel (UFFS – Cerro Largo);

– “Elaboração de itens modelo ENEM: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla; “Elaboração de itens modelo ENEM: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk; “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla; e “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro).

– “Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades de ensino e aprendizagem”, com a professora Dra. Cátia Maria Nehring, a professora Dra. Luana Henrichsen e a professora Ma. Viviane Roncaglio (UNIJUÍ);

O encontro nacional em Panambi foi muito gratificante pois me possibilitou a troca de conhecimento com professores da mesma área de ensino (Física) e de áreas distintas também (Matemática, Química e Biologia). As palestras realizadas no evento foram muito inspiradoras e ricas em conteúdo, agregando muito para a formação de todos os docentes presentes. Quanto ao local do encontro, o Colégio Evangélico de Panambi (CEP) é maravilhoso, proporcionou grande acolhimento aos convidados,   possibilitando esse evento, compartilha a professora de Física da Escola Setrem, Eduarda Maira Riedel de Lima.

O encontro reuniu 140 profissionais da educação e, encerrando o evento, mas não as reflexões, a Coordenadora Pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Renati Fronza Chitolina, trouxe o questionamento, “O que levamos para as nossas escolas?”, uma reflexão que é essencial para termos conosco, quando ocupamos espaços como este, que fazem a diferença na caminhada educacional.