O barulhar dos projetos investigativos na Escola das Infâncias

Viver a complexidade do cotidiano de uma escola infantil exige do professor um olhar atento às miudezas desse tempo e espaço, especialmente quando ele se propõe a ser investigador junto às crianças. E é a partir da metodologia de projetos que damos voz e vez às perguntas das crianças, às suas inquietações, aos seus porquês. Como já nos dizia Rubem Alves, “as escolas deveriam se dedicar menos ao ensino das respostas certas, e mais ao ensino das perguntas inteligentes”.

Na proposta pedagógica da Escola Infantil Setrem, o professor, através de uma escuta atenta às brincadeiras, expressões, diálogos e maneiras de agir da criança, percebe quais são os interesses de pesquisa do seu grupo e, a partir disso, ele elabora, pensa e cria possibilidades de investigações para esses sujeitos. Nas sessões do projeto, o professor se torna ouvinte, observador e o próprio pesquisador sobre o processo de exploração e aprendizagem da criança com o meio, o adulto e entre pares.

Nas imagens, vemos crianças no projeto “Minha Construção”, projeto esse que nasceu da intensa brincadeira das crianças em construir prédios, castelos, pontes, ruas, máquinas de fazer nuvens… nas mais diferentes explorações desde o início do ano letivo. A partir desta percepção, as professoras das turmas organizaram propostas para que as crianças possam experimentar suas habilidades em construir, destruir, reconstruir, interrogar e pesquisar, na interlocução com os objetivos de experiências correspondentes a cada faixa etária.

Desta forma, estimulamos nossas crianças em suas hipóteses e criatividade. Elas são convidadas a explorar suas potencialidades através de diferentes linguagens expressivas e nas experimentações. Através de modelagem, pinturas, desenhos, escritas espontâneas, danças, músicas, brincadeiras livres, jogos, manipulação de materiais desestruturados como sementes, cascas, folhas e pedras, estes sujeitos são desafiados a viver experiências reais, resolver desafios em grupo, sendo respeitados em suas necessidades e estimulados nas suas potências subjetivas.

Com responsabilidade e seriedade, estamos cada dia mais focados em tornar a criança protagonista do seu processo de aprender e desenvolver as suas habilidades e linguagens expressivas, de modo a proporcionar experiências que possam aprofundar os conhecimentos das crianças sobre si e sobre o mundo, evitando a todo custo atividades rasas e repetidoras de uma pedagogia do “decorar”.

Por: Thaíse Spaniol Rohr, coordenadora da Escola Infantil Setrem