Área de comunicação visual está em alta no mercado, com grande empregabilidade e demanda de profissionais

Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem oferece a formação, capacitando os estudantes para serem profissionais dinâmicos, comunicativos e autônomos.

O mercado de trabalho na área de comunicação visual é promissor e está aquecido. A taxa de empregabilidade dos profissionais da área é grande, assim como a demanda, especialmente na região, para atuação, principalmente, em social media, design e criação, fotografia e editoração de textos.

A afirmação é da coordenadora do Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, Vanessa Andréia Schneider. Segundo ela, com a virada de chave da pandemia, muitas empresas sentiram a necessidade de estarem mais presentes em mídias sociais com o objetivo de divulgarem seus produtos.

“Onde há criação, há um comunicador visual. Muitas vezes, as pessoas não percebem, mas em praticamente tudo que nos atrai visualmente existe um profissional capacitado, que pensou desde a cor até os elementos que são utilizados. O comunicador visual está presente desde a embalagem do alimento que consumimos, o jornal que lemos, até o marketing e divulgação das empresas”, destaca Vanessa.

Curso alia conhecimentos teóricos com amplas atividades práticas

O curso técnico é uma excelente alternativa para quem deseja entrar rapidamente no mundo do trabalho, pois alia conhecimentos teóricos com amplas atividades práticas. Com duração de dois anos, o Técnico em Comunicação Visual da Setrem capacita os estudantes para serem profissionais dinâmicos, comunicativos e autônomos.

“O profissional executa a programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias como livros, portais, painéis, folders e jornais. Também desenvolve e emprega elementos criativos e estéticos de comunicação visual gráfica, cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual, aplica e implementa sinalizações, e analisa, interpreta e propõe a produção da identidade visual das peças”, detalha a coordenadora do curso.

Vanessa explica que outro diferencial do curso é que os futuros comunicadores visuais são formados por professores que estão presentes no mercado de trabalho e em constante atualização. Além disso, a avaliação do curso se dá pelo desenvolvimento de projetos interdisciplinares aplicados na comunidade regional.

“No último semestre, por exemplo, os estudantes escolheram uma empresa ou entidade e realizaram todo o estudo de identidade visual. Esta também é uma forma deles auxiliarem no desenvolvimento da sociedade, pois produzem trabalhos de forma voluntária”, conta.

Empresas da região têm oportunidades

Na São José Industrial, de São José do Inhacorá, há vaga para designer gráfico, conforme informa o assistente de marketing da empresa, Rodrigo Marx.

“Os profissionais de comunicação visual são muito estratégicos para o negócio da São José Industrial, pois além de darem o suporte ao marketing no que tange à exposição e venda dos produtos, têm um papel fundamental no que se refere à comunicação interna com os colaboradores, por meio de estratégias de endomarketing, impulsionando a marca empregadora.”

A Captee Inteligência e Performance Criativa, de Horizontina, também busca profissionais criativos, com boas referências estéticas e capacidade de mapear tendências em termos de linguagens e tecnologia. “Esse profissional pensará o design gráfico e a comunicação visual em suas diversas nuances, desde comunicação de marca, identidade, como também para comunicação de vendas”, revela o CEO Thiago Ribeiro.

Na Migrate, de Três de Maio, constantemente há oportunidades para profissionais de diversas áreas, incluindo comunicação visual. “Na nossa última iniciativa de capacitar jovens talentos, contratamos uma pessoa para suprir a demanda que tínhamos para a área. Inclusive uma egressa do curso fez o estágio na empresa e foi efetivadaem função dos seus bons resultados, fazendo parte da empresa há mais de quatro anos”, diz a coordenadora de Gente e Gestão da empresa, Luana Conrad.

Habilidades e competências valorizadas pelo mercado

Dionei Hettwer é egresso do Curso Técnico em Comunicação Visual, e enquanto estagiário na Setrem produziu o Selo comemorativo alusivo aos 100 anos

Conforme Luana, o profissional da área de comunicação visual precisa ser criativo, curioso, ter preocupação com estética, ser detalhista, ter familiaridade com tecnologia e estar atento às tendências da área. “Comportamentalmente, precisa ser proativo, dinâmico e estar sempre buscando novos conhecimentos e habilidades.”

Para a empresária Elizângela Andréia Müller Depner (Nyna), da agência NM Mkt Digital & Consultoria, de Santa Rosa, que também é professora no Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, na disciplina de Comunicação e Novas Mídias, duas grandes habilidades fundamentais são a comunicação e a paciência.

“É importante o profissional ter muitas capacitações técnicas, mas é fundamental ele ser capaz de transmitir as suas ideias, saber se comunicar bem é fundamental, tanto verbal quanto escrita. E paciência na hora em que tiver que lidar com opiniões sobre o seu trabalho. Saber ouvir, argumentar com calma, atender ao cliente gentilmente, isso é fundamental”, destaca Nyna.

Além disso, Ribeiro diz que o profissional de comunicação visual que a empresa busca deve entender de negócios, comportamento do consumidor, plataformas de comunicação com base em tecnologia, Interfaces e usabilidade (User Experience). “Valorizamos a mentalidade de um nativo digital”, evidencia.

Importância do profissional cresce dentro das empresas

“Toda a comunicação visual desenvolvida de forma eficiente, dentro de uma empresa, fortalece sua marca, melhora seu posicionamento de mercado e aumenta sua percepção desejada junto ao público-alvo, otimizando os resultados. Em suma, conecta mais a marca junto ao seu consumidor, resultando em melhoria de vendas”, afirma Nyna.

Para ela, diante das mudanças digitais e da evolução das redes sociais, as corporações devem investir cada vez mais em uma comunicação visual eficiente para continuarem competitivas no mercado. “Por isso, profissionais qualificados sempre serão requisitados no mercado por empresas que desejam construir uma imagem forte e estratégica para as suas marcas.”

A afirmação de Nyna vem ao encontro da percepção de Luana, que reitera que vivemos em um mundo de grandes transformações tecnológicas e digitais. “Principalmente depois da pandemia, as empresas perceberam a importância de estarem presentes nos ambientes virtuais. Conseguir alcançar o cliente e convencê-lo de que seu produto é bom depende muito dos materiais visuais que você divulga. E é aí que entra o profissional de comunicação visual”, destaca Luana.

Marx evidencia que as empresas precisam do profissional de comunicação visual porque ele é o responsável por transmitir a comunicação e o posicionamento da empresa para todos os stakeholders do negócio. “Isso é imprescindível para o sucesso organizacional”, acrescenta.

Para Ribeiro, o profissional de comunicação visual é uma peça fundamental nas organizações, pois é aquele que dá vida, cria sensações e torna tangível o que é conceituado em termos de estratégia para os clientes. “A exigência é de um profissional com capacidade de unir múltiplas habilidades. Um designer assim terá lugar em empresas de inovação com base tecnológica, em agências de marketing e comunicação, em empresas de desenvolvimento ou na indústria. Onde houver comunicação, haverá espaço para quem pensa estética, linguagem, interfaces e peças criativas”, finaliza o CEO da Captee.

A Setrem está com matrículas abertas para ingresso e há a possibilidade de bolsa de estudo social nos cursos técnicos. A entrevista ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Auditório do Campus Setrem, das 16h às 20h.

Interessados podem obter mais informações na instituição, localizada na Avenida Santa Rosa, 2405, pelos telefones (55) 3535-4600/4686 ou pelo site setrem.edu.br/tecnico.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo