Teoria da Resposta ao Item: como é calculada a nota do Enem

Quando falamos sobre o Ensino Médio, um dos assuntos mais discutidos e abordados é o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta avaliação de larga escala surgiu em 1998, com o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio. Ao longo dos anos, a avaliação sofreu alterações e sua finalidade foi se transformando.

Hoje, além de proporcionar uma visão ampla da qualidade deste nível de ensino em âmbito nacional e local, também possibilita aos estudantes a entrada nas universidades públicas, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e, também, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior. Atualmente, o Enem é composto por 180 questões, divididas em quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática – e Redação.

Um dos questionamentos dos estudantes, famílias e escolas sobre o Enem é a construção da nota, que se dá através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca mensurar o nível de conhecimento, por meio de uma escala padrão.

A TRI é um conjunto de modelos que relacionam a probabilidade de um aluno apresentar uma determinada resposta a um item, com sua proficiência e características (parâmetros) do item. O modelo utilizado no ENEM é o modelo logístico de três parâmetros que, além dos parâmetros de discriminação e de dificuldade, também faz uso de um parâmetro para controlar o acerto casual. Logo, ao acertar o item o aluno recebe a pontuação máxima da questão. Porém ao marcar uma alternativa diferente da correta, ele ainda pode elevar sua pontuação se sua resposta estiver próxima conceitualmente da correta.

Na Setrem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é amplamente utilizada, através de simulados trimestrais que acontecem a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Além da realização, os alunos, especialmente do Ensino Médio, analisam seus desempenhos, observando pontos a melhorar para crescer em sua nota TRI. Para além, os professores analisam os resultados das suas áreas do conhecimento, em um movimento de reflexão sobre suas práticas e metodologias em sala de aula.

Por: Angela Balz Franzen, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio na Escola Setrem