De 18 a 25 de setembro, acontece a Semana Nacional de Trânsito, com o tema “A paz no trânsito começa por você” e o lema “Educar para proteger”.
A Setrem, por meio do Programa de Extensão, pensa, anualmente, em ações que permeiem a importância do cuidado e do respeito no trânsito, além do compartilhamento de informações, seguindo os princípios do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul – Detran/RS.
Nesse ano, a partir de espaços de muito diálogo dentro da nossa instituição, durante as aulas do IVD, e em reuniões muito esclarecedoras com a Escola Pública de Trânsito – Detran/RS, de Posto Alegre, a Setrem pôde refletir sobre as ações que já acontecem, além de promover, a partir da coordenação pedagógica e das coordenações de cada nível de ensino, atividades teóricas e práticas para, de fato, educar para proteger.
Nos anos iniciais, as crianças têm contato com o ambiente externo semanalmente e podem desenvolver noções de espaço, de movimento, de atenção ao seu redor e às pessoas que estão ao seu lado. Elas entendem que o espaço público é um espaço de respeito e que existem condições de movimentação durante os trajetos que elas percorrem. Além disso, elas também utilizam da literatura e das histórias para compreender melhor o trânsito em seu amplo sentido.
trânsito
trân·si·to
sm
1 Ação ou efeito de transitar.
2 Fluxo de veículos em vias públicas:
3 Movimentação de pessoas em determinado lugar.
4 entrada, acepção.
5 Transferência de um lugar para outro.
6 Facilidade de acesso em certos meios.
Já, na educação básica e demais níveis, é através do diálogo que promovemos as reflexões e compreensões sobre os cuidados no trânsito, as possibilidades de ajuda em casos de sinistros de trânsito, as leis que asseguram importância, direitos e deveres a todas as pessoas no trânsito e a autocompreensão enquanto pessoas que transitam em espaços comuns.
Entendemos que só podemos fazer a diferença no lugar que ocupamos se estivermos cientes, de fato, de todos os significados que incluem ocupar, na Setrem e na sociedade, um lugar. Nesse sentido, discussões como essas, que defendem a paz no trânsito e uma compreensão progressiva desse tema, sem dúvidas, são transformadores e devem acontecer – e aqui acontecem – todos os dias do ano, indo além da Semana Nacional do Trânsito.