Setrem participa do 41º ENCORE em Carazinho

Cerca de 600 instrumentistas fizeram parte do 41º ENCORE, que aconteceu, simultaneamente, nas cidades de Carazinho e Lajeado

Uma sinfonia de talentos musicais configurou-se no 41º Encontro de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação (ENCORE), que teve espaço no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, de Lajeado/RS, e no Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho/RS e aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

O evento, realizado pela Rede Sinodal de educação em parceria com as instituições anfitriãs, acontece anualmente, de forma gratuita e aberta ao público, com o objetivo de valorizar a cultura e o aprendizado da música, possibilitando o intercâmbio de vivências musicais, além de oportunizar a integração entre as escolas e também entre os estudantes instrumentistas.

Nesse ano, a Setrem esteve presente, junto a outras 12 escolas da região, representada pelo Conjunto Instrumental Da Capo e o professor de música Jurandir, no Colégio Sinodal Rui Barbosa em Carazinho – onde assistiram ao evento autoridades, familiares, amigos, professores e apreciadores, do público externo.

Em um panorama geral, participaram cerca de 600 pessoas, especialmente jovens musicistas entre 10 e 17 anos de idade, regentes e professores de Música, representando 24 conjuntos instrumentais de escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. E a programação foi composta por ensaios, apresentações individuais das orquestras e da Grande Orquestra, composta por todos os instrumentistas participantes, além de Culto Festivo.

Em Carazinho os grupos representaram o anfitrião Rui Barbosa, Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, Sociedade Educacional Três de Maio, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Colégio Teutônia, Colégio Evangélico Panambi, Colégio Evangélico Divino Mestre, Colégio Sinodal Tiradentes, Instituto Rio Branco, Colégio Sinodal Conventos, Colégio Evangélico Jaraguá, Colégio Evangélico Augusto Pestana e Colégio Martin Luther

Eventos como esse fazem a diferença, porque valorizam e incentivam a apreciação da música no âmbito educacional, além de dissipar os projetos musicais que acontecem em cada educandário, num intercâmbio significativo de ideias e de arte.

Fonte: adaptação do texto de Leandro Augusto Hamester

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