Quais são os benefícios do ensino musical na escola?

Podemos responder a esse questionamento, levando em conta o que diz Bréscia (2003): “a música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser um recurso facilitador na aprendizagem”. Nessa certeza e a partir da filosofia luterana, as escolas ligadas à Rede Sinodal de Educação têm como prática o ensino musical na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio. A educação musical proporciona à criança uma compreensão progressiva da linguagem musical através de experiências e da convivência orientada.

Na Setrem, as aulas de música acontecem semanalmente – ministradas pelos professores Elisandro, Marlon, Jurandir e Ernani – e o contato com a linguagem musical permite a exploração de todas as possibilidades expressivas e criativas da criança, mediante práticas diversificadas.

Na educação infantil, as crianças têm as primeiras noções dos elementos componentes da música, a partir do canto individual e coletivo, dos jogos rítmicos, danças e dramatizações. Já no Ensino Fundamental e Médio, os estudantes desenvolvem a teoria musical com atividades práticas, envolvendo instrumentos de percussão, flauta doce e teclado.

Acreditamos que o conhecimento e o exercício de peças musicais populares, folclóricas e eruditas, bem como a audição e a apreciação de diversos gêneros musicais irão proporcionar um maior raciocínio lógico, o senso crítico e irão ampliar a capacidade auditiva dos estudantes.

Nesse sentido, no turno inverso, a Escola oferece os clubes de interesse, os chamados clubinhos, que possibilitam o aprendizado de técnica vocal e canto e de instrumentos musicais, entre eles: a flauta doce, o violão, o teclado, o violino e a bateria.

Além disso, os estudantes têm também a possibilidade de integrar os grupos vocais e instrumentais da escola e, dessa forma, participar de diversos eventos locais e regionais, bem como dos encontros de música da Rede Sinodal de Educação. Atualmente, estão em funcionamento: o Grupo Instrumental Da Capo, os Corais Animus Infantil e Júnior e o Grupo Canto e Descontração, formado por professores e pais. O ensino musical acontece com constância e seriedade na Setrem, pois aprendizagens como essa fazem a diferença.

Fonte: Ernani Gauger, professor de música na Escola Setrem