Projeto de Intensificação Bilíngue Setrem

A educação bilíngue diferencia-se do ensino tradicional da língua estrangeira no que diz respeito aos objetivos. Enquanto que, no ensino regular da língua, o objetivo é o estudo da língua em si, no programa bilíngue, o que predomina é a utilização da língua estrangeira como meio para o desenvolvimento do conhecimento em diferentes situações e contextos nas diferentes áreas do conhecimento.

Muitas pesquisas apontam os benefícios da aprendizagem de uma segunda língua (L2) na infância. Alguns autores falam em ‘período crítico’ para aprendizagem de uma língua estrangeira, ou seja, é um “[…] intervalo de tempo no qual o cérebro, em desenvolvimento, possui grande plasticidade, como decorrência de sua maturação” (RONCAGLIA, 2009, p. 10).

Além das vantagens linguísticas, o processo bilíngue traz aspectos favoráveis no desenvolvimento das funções executivas, aquelas que exigem desenvolvimento cognitivo para sua execução, como planejamento, esforço consciente, tomada de decisões e flexibilidade de pensamento para lidar com situações de controle. E, na Setrem, o currículo de Intensificação Bilíngue inicia-se na educação infantil, a partir do Pré I (4 a 5 anos) e segue até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Na educação infantil e 1º ano do ensino fundamental, a organização curricular acontece a partir de temas de interesse elencados pelas crianças nas experiências dos projetos de estudo em grande grupo. A partir do 2º ano, as competências e habilidades desenvolvidas na língua inglesa são definidas conjuntamente, de modo interdisciplinar, pelos professores de língua materna e língua inglesa no plano de trabalho do professor.

Na Escola de Intensificação Bilíngue Setrem, o currículo integrado é fundamental para que L1 (língua materna) e L2 (segunda língua) possam trabalhar de modo conjunto e dialógico. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade perpassam o currículo integrado, permitindo que diferentes conteúdos sejam abordados de várias perspectivas linguísticas, culturais e científicas.

Por: Fabiane Lowe, coordenadora do Centro de Idiomas

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