Prática pedagógica comprometida com a qualidade da produção do conhecimento

A vivência da produção do conhecimento se dá no cotidiano escolar. Assim como teoria e prática são indissociáveis, também, aprendizagem e vivência fazem parte de um mesmo caminho, que é o da interação com os colegas e professores, em um espaço diferenciado, repleto de ludicidade, cuidado e contato com a natureza.

Como afirma Savater (2005, p.35), é na relação subjetiva com os semelhantes que aprendemos significados. Para além de conteúdos específicos e relevantes, a prática pedagógica da Setrem está pautada em significados e comprometida com a qualidade da produção do conhecimento.

Alicerçados em um dos melhores sistemas educacionais do Brasil, o Sistema Bernoulli de Ensino, a Setrem se torna, hoje, a instituição que prioriza a construção do conhecimento de forma espiralada, que sistematiza o conhecimento de forma prática, contextualizada e gradativa, com aprofundamento a cada série/ano, respeitando a maturidade do aluno.

Desta forma, o estudante é desafiado a assumir o seu papel de protagonista em seus estudos e, em um percurso conjunto ao seu professor, amplia a compreensão dos objetos do conhecimento, não mais estanque e fixos, mas alicerçados em análise, comparação e interpretação – conceitos fundamentais para uma nova percepção de sujeito, educação e mundo.

A Setrem é reconhecida como uma instituição acolhedora, organizada e empreendedora, em busca da promoção dos valores humanos, da postura ética e do espírito cristão. São as práticas pedagógicas diárias, através de projetos, dinâmicas de grupo, círculos da paz e projeto de vida, que sustentam o desenvolvimento integral de nossos estudantes, em seus aspectos emocionais, sociais, físicos e cognitivos.

Venha você também escrever a sua história na Setrem. Um lugar para crescer e se desenvolver!

Por: Marina Zucatto, orientadora educacional