Na Setrem, atividades voltadas ao teatro acontecem há mais de quarenta anos. Os clubinhos ou oficinas de teatro marcam presença nessa instituição e, atualmente, são três grupos em atividade: para estudantes do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para estudantes do Ensino Médio.
Estes grupos somam cerca de 40 alunos que se preparam para os Encontros de Teatro da Rede Sinodal de Educação, para apresentações na escola, difundindo o teatro na própria Setrem e, também, nas escolas municipais e estaduais da cidade e, assim, na região.
Mas, afinal, por que fazer teatro?
Podemos começar a responder usando uma afirmação de Slade, que aponta que “o jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver ‘’ (1978. p. 17-18).
Além de trazer autoconhecimento, já que ao interpretar vários personagens o aluno vai descobrindo suas potencialidades e seus pontos fracos, o teatro, através dos personagens, faz com que a criança ou adolescente exponha seus medos e desejos, o que favorece seu desenvolvimento emocional.
Como o teatro é uma atividade coletiva, os estudantes formam novos laços de amizade e participam e resolvem problemas – cenário, figurino – de forma conjunta, o que os leva a ter uma capacidade maior de trabalhar em grupo. Os alunos que participam das oficinas de teatro desenvolvem, ainda, uma confiança maior em si mesmo e, dessa forma, melhoram a autoestima.
Ao participar de um grupo de teatro, os alunos desenvolvem a criatividade, a imaginação, a memória, a concentração e, ainda, aumentam o interesse pela leitura, se tornam mais comprometidos e responsáveis, e, para terminar, aperfeiçoam a dicção, a melhor pronúncia das palavras, que é essencial para a comunicação interpessoal, apresentação de trabalhos e postura vocal na sala de aula.
Tendo em conta todos esses benefícios que o teatro traz, percebe-se que serve de auxílio para o desenvolvimento do ser humano como um todo, de modo cognitivo, físico, emocional e que atividades como essas fazem a diferença.
Por: Ana Paniz, professora de Teatro na Escola Setrem