O teatro e sua relevância na escola

Na Setrem, atividades voltadas ao teatro acontecem há mais de quarenta anos. Os clubinhos ou oficinas de teatro marcam presença nessa instituição e, atualmente, são três grupos em atividade: para estudantes do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para estudantes do Ensino Médio.

Estes grupos somam cerca de 40 alunos que se preparam para os Encontros de Teatro da Rede Sinodal de Educação, para apresentações na escola, difundindo o teatro na própria Setrem e, também, nas escolas municipais e estaduais da cidade e, assim, na região.

Mas, afinal, por que fazer teatro?

Podemos começar a responder usando uma afirmação de Slade, que aponta que “o jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver ‘’ (1978. p. 17-18).

Além de trazer autoconhecimento, já que ao interpretar vários personagens o aluno vai descobrindo suas potencialidades e seus pontos fracos, o teatro, através dos personagens, faz com que a criança ou adolescente exponha seus medos e desejos, o que favorece seu desenvolvimento emocional.

Como o teatro é uma atividade coletiva, os estudantes formam novos laços de amizade e participam e resolvem problemas – cenário, figurino – de forma conjunta, o que os leva a ter uma capacidade maior de trabalhar em grupo. Os alunos que participam das oficinas de teatro desenvolvem, ainda, uma confiança maior em si mesmo e, dessa forma, melhoram a autoestima.

Ao participar de um grupo de teatro, os alunos desenvolvem a criatividade, a imaginação, a memória, a concentração e, ainda, aumentam o interesse pela leitura, se tornam mais comprometidos e responsáveis, e, para terminar, aperfeiçoam a dicção, a melhor pronúncia das palavras, que é essencial para a comunicação interpessoal, apresentação de trabalhos e postura vocal na sala de aula.

Tendo em conta todos esses benefícios que o teatro traz, percebe-se que serve de auxílio para o desenvolvimento do ser humano como um todo, de modo cognitivo, físico, emocional e que atividades como essas fazem a diferença.

Por: Ana Paniz, professora de Teatro na Escola Setrem