O papel do AEE no processo de inclusão na escola regular

A importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola regular é um tema de extrema relevância quando se trata da promoção da inclusão e do acesso igualitário à educação para todos os alunos. O AEE consiste em um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e estratégias pedagógicas voltadas para atender às necessidades educacionais específicas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Um dos principais benefícios do AEE é a oportunidade de proporcionar uma educação inclusiva, na qual todos os alunos possam participar ativamente e se desenvolver plenamente. Ao oferecer um suporte educacional especializado, a escola regular está reconhecendo a singularidade de cada estudante e buscando criar condições favoráveis para o seu aprendizado.

O AEE também desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e emocional dos alunos. Ao integrar estudantes com necessidades especiais nas salas de aula regulares, cria-se um ambiente de convivência diversificado, que estimula a empatia, o respeito e a compreensão mútua entre os colegas. Essa convivência contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual, as diferenças são valorizadas e celebradas.

Além disso, o AEE permite que os alunos com necessidades educacionais especiais tenham acesso a adaptações curriculares e recursos pedagógicos adequados às suas demandas – isso inclui materiais didáticos adaptados, recursos de tecnologia assistiva, estratégias de ensino diferenciadas e apoio de profissionais especializados, como psicopedagogos e fonoaudiólogos

Vale ressaltar também que a presença do AEE na escola regular beneficia não apenas os alunos com necessidades especiais, mas toda a comunidade escolar. Os professores têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para lidar de forma mais efetiva com a diversidade de seus alunos, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, contribuindo para uma educação de qualidade e para o fortalecimento do sistema educacional como um todo, o que faz a diferença.

Por: Professora Claudiane Égide Willers, professora responsável pelo AEE