O ensino da Arte na escola

No Ensino de Arte, busca-se o desenvolvimento teórico e prático, com muita criatividade e instigando o fazer artístico. As aulas consistem, em tese, na exploração de materiais artísticos, vivências e contextualização histórica do cotidiano do aluno com a proposta trazida por cada um dos artistas plásticos que serão trabalhados em sala de aula.

A partir das produções artísticas dos estudantes, são realizadas algumas exposições ao longo do ano, principalmente durante momentos culturais. Essas mesmas telas também ficam suspensas nos corredores da escola e na sala de Arte por um certo período de tempo, e por fim é organizada uma grande exposição ao ar livre, a fim de valorizar a produção artística de cada um.

Além das produções em telas, também acontecem produções em forma de esculturas e os alunos são desafiados, também, a produzirem objetos utilitários ou objetos artístico (Potes de argila com temas de Povos Originários e Caveiras Mexicanas), por meio da modelagem e a utilização da argila e da massinha de modelar, além de aprenderem sobre as diversas modalidades de desenhos existentes, bem como sobre as suas respectivas técnicas de desenvolvimento e materiais que podem ser utilizados, como por exemplo: giz de cera, lápis de cor, lápis carvão, entre outros materiais.

Nas aulas de Arte deste ano, está ocorrendo a pintura das mesas da sala de Arte, a partir da qual cada turma tem a oportunidade de desenhar algo do seu interesse e assim o desenho torna-se coletivo, muito variado e colorido — atividade muito apreciada pelos estudantes, que acabam revitalizando assim as grandes mesas coletivas por eles utilizadas e vendo o seu trabalho ganhar mais significado ainda no dia a dia.

Neste ano, aconteceram algumas mudanças. Uma delas é a Primavera cultural. Com o intuito de que algumas escolas da região conheçam mais a escola e apreciem apresentações artísticas e culturais que acontecem nessa instituição, o evento passou a se chamar Caravana Cultural da Setrem e, agora possui um novo formato: consiste em levar as apresentações de dança, teatro, coral, instrumentos e orquestra às escolas da nossa região, em momentos culturais proporcionados pelas instituições de ensino.

Toda esta movimentação é desenvolvida na prática dos clubinhos e que envolvem as diversas áreas da Arte: Música – Coral e Instrumentos musicais; Teatro – Grupos de teatro organizados segundo a faixa etária; Dança contemporânea; Clubinho Garatujando e Ateliê de Artes. E alguns dos clubinhos proporcionam a prática da Arte em alguns eventos da região e do Estado.

Na Setrem, priorizamos trabalhar a Arte pela Arte, dando significado, conceituando e discutindo sobre os diversos movimentos artísticos pelos quais os artistas pertencem. Nosso ponto de partida com os pequenos é sempre pelo que eles consideram como Arte, a partir daí começa-se a falar de Arte e onde ela está presente. Desde os primórdios da humanidade o homem vem buscando formas de sobrevivência, como a Pré-história por exemplo, que foi onde se iniciou as primeiras manifestações artísticas que conhecemos.

Com os estudantes dos Anos Iniciais, partimos geralmente de uma história ou fato interessante daquele artista em estudo, há inclusive caracterização do mesmo pela professora, o que torna a aula mais divertida e enriquecedora para as crianças. Elas estudam a biografia e observam imagens de obras do artista, realizam releituras, pinturas, dobraduras, desenhos, colagens e as mais variadas técnicas artísticas. Essas produções são geralmente expostas em eventos da escola e nos corredores das salas de aula, compartilhando arte e fazendo a diferença no lugar que ocupamos.

Por: Jonas Ricardo Feistler Thewes e Lisiane Canabarro Zart, professores de Artes da Escola Setrem