O desenvolvimento da autonomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A escola é um rico espaço de socialização, em que as crianças começam a vivenciar situações, experiências diferentes e, consequentemente, vão desenvolvendo sua autonomia, ou seja, a competência de fazer as suas escolhas e tomar decisões. Esse é um processo gradativo, construído e estimulado diariamente, através de atividades planejadas por um professor ou em atividades cotidianas da própria rotina do sujeito em desenvolvimento. Assim, para que haja a conquista da autonomia, é muito importante a parceria entre a escola e a família.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscamos desenvolver uma aprendizagem significativa, em que o estudante compreenda o sentido dos conhecimentos trabalhados e que consiga empregá-los durante sua vida de forma prática e funcional. Isso possibilita que ele desenvolva habilidades que o permitam refletir e agir frente a diversas situações.

A partir do desejo da descoberta, da curiosidade e do encantamento das crianças, é essencial instigá-las para que acreditem em suas potencialidades. Assim como nós, elas sentem prazer em suas conquistas. Com suas tentativas, constroem novos aprendizados e saberes, criando maior segurança e confiança para realizar novas ações.

Tudo isso oportuniza o desenvolvimento de competências para que consigam realizar tarefas de forma independente, pensando e planejando suas ações. Também, contribui para a constituição da inteligência emocional, permitindo resolver de forma mais fácil conflitos e problemas ao longo da vida, melhorando o raciocínio lógico, o pensamento crítico e aumentando a sua autoestima.

A Setrem, em sua proposta pedagógica, nos seus valores e princípios, aborda a autonomia como um dos elementos fundamentais na formação do estudante e, em nosso cotidiano escolar, esse é um conceito norteador de nossas práticas.

Por: Roberta Taís Recktenwald, Coordenadora Ens. Fundamental – 3°, 4° e 5° ano