Limites e culpas – Filhos conectados ou embolados? O uso consciente da Internet

Um dos grandes desafios dos dias atuais é o uso consciente da internet. Cada vez mais percebemos a dificuldade dos sujeitos de fazer a mediação entre o tempo conectado com as tecnologias digitais e o tempo de interações com outros sujeitos de modo físico. Neste cenário de acesso fácil e ilimitado à internet, as formas de convívio familiar e social vem se modificando. As tecnologias digitais vêm transformando os comportamentos e hábitos sociais de todos os que as usam, sobretudo, crianças e adolescentes.

Um longo tempo de exposição à tela por crianças e adolescentes traz consequências para a aprendizagem, uma vez que este sujeito, ao estar inserido no mundo digital, não desenvolve sua imaginação, o brincar, a troca entre pares, além de prejudicar a qualidade do sono, a atenção, podendo desenvolver transtornos de ansiedade e de desenvolvimento da linguagem. Vale lembrar do cuidado ao conteúdo que estes sujeitos acessam: os adultos são responsáveis pelo cuidado, acompanhamento e orientação daquilo que crianças e adolescentes assistem e acessam.

Logo, famílias e escolas são desafiadas pelas tecnologias digitais, para que aquele sujeito, que está em formação, compreenda a importância do convívio, do brincar e do estar com outros sem que seja através dos aparelhos digitais. Este desafio por vezes exige de pais e educadores regras e limites claros, para que não existam conflitos e desentendimentos. Uma vez estabelecidas as regras do uso, seja da televisão, do celular, do videogame ou computador, faz-se necessário que ambas as partes cumpram: pais que cobram e fazem cumprir e crianças / adolescentes cientes da importância e consequências do não cumprimento das regras. Ao estabelecer com a criança ou adolescente estes combinados, permitimos que estes percebam os limites e sintam-se valorizados dentro do convívio familiar e social, criando vínculos de afeto e confiança.

Na Escola Setrem buscamos trazer as ferramentas digitais como aliados da aprendizagem, utilizando-a de forma consciente e pedagógica, a fim de construir ao longo do processo educativo o conceito de limite, de uso consciente e busca de informações válidas. O estabelecimento dos combinados (momentos de uso e momentos de desconectar) são extremamente importantes para que as relações não sejam afetadas. Logo, as tecnologias digitais são ferramentas pedagógicas que nos auxiliam na pesquisa e na construção de conhecimento, com espaços e tempos pré-estabelecidos.

Para finalizar, vale ressaltar que não temos como fugir das tecnologias: elas fazem parte de grande parte do nosso cotidiano. O que nos cabe como adultos, educadores e/ou pais é definir os limites, estabelecer regras e fazê-las serem cumpridas, além de acompanhar e verificar os conteúdos que nossos jovens acessam e consomem, para evitar exposições. Sabemos que na prática nem sempre é fácil, mas torna-se relevante estes cuidados para que formemos sujeitos responsáveis, críticos e éticos.

Por: Angela Balz Franzen, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio