Estudante e professora da Escola Setrem realizam intercambio para Alemanha através do programa Juku

De 30 de junho a 20 de julho, em um período que compreende três semanas de imersão na língua e cultura alemã, a estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Setrem, Bruna Schorr realizará um intercâmbio, após ser contemplada com uma bolsa do Juku – Jugendkurse in Deutschland, através da parceria entre a Escola Setrem, o Pasch e o Goethe Institut.

Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer esse intercâmbio na Alemanha, pois sempre gostei da língua e espero aprofundar cada vez mais meus conhecimentos sobre ela. Quero fazer novas amizades, conhecer pessoas de diferentes lugares, saber mais da cultura e costumes alemãs, aproveitar ao máximo a viajem e viver uma experiência única, compartilha Bruna Schorr.

Nessa imersão, que terá como lugar a cidade de Frankfurt, na Alemanha, Bruna fará um curso de aperfeiçoamento do idioma durante o dia, com alternância de algumas tardes voltadas a oficinas culturais. Ela também terá a oportunidade de conhecer pontos turísticos e expressões culturais da cidade e das cidades vizinhas durante os finais de semana.

Neste mesmo período, de 30 de junho a 20 de julho, a professora de Língua Alemã da Escola Setrem, Daniele Schuster, contemplada com a bolsa do Pasch pelo Goethe Institut – na posição de acompanhante dos estudantes que pertencem a escolas parceiras do Pasch e que também realizarão intercâmbio junto à Bruna – fará um curso de aperfeiçoamento de práticas pedagógicas na cidade de Dresden, na Alemanha, em sua 6ª visita ao país.

Para mim, essa viagem significa, novamente, viver e reviver experiências na Alemanha, buscar novos contatos, novas conexões, novas aprendizagens para melhorar o processo de ensino dos meus alunos em sala de aula. Então, tenho grandes expectativas, pois sei que vou estar em um grupo de professores de alemão de vários lugares do mundo inteiro e isso vai trazer uma bagagem cultural muito grande e certamente de muito aprendizado. Vou conhecer novos lugares, uma nova cidade e vai ser tudo maravilhoso. Amo a Alemanha, amo fazer parte desse processo, amo fazer parte dessas conexões que a Língua Alemã proporciona, tanto para mim quanto para os meus alunos, relata Daniele Schuster.

Trocas significativas como essas, de cultura, diálogo e aprendizado, só são possíveis em razão das conexões. Conectar-se com o outro e estabelecer parcerias é o que faz a diferença. Portanto, a Escola Setrem encontra-se muito orgulhosa e grata por esse momento tão significativo e deseja às intercambistas uma viagem cheia de experiências transformadoras.