Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica no Brasil estabelece seis direitos fundamentais de aprendizagem e desenvolvimento para crianças na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos enfatizam a importância de uma abordagem ativa e participativa na aprendizagem das crianças, abrangendo aspectos emocionais, sociais, cognitivos e culturais.

As escolas infantis devem incorporar esses direitos em suas práticas educativas, planejando atividades lúdicas e exploratórias para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O papel do professor é crucial, pois ele deve integrar esses direitos em todas as suas ações, desde alimentar um bebê até ajudá-lo em desafios, e a gestão escolar deve considerar esses princípios ao tomar decisões estruturais.

Conviver implica mais do que apenas estar com outras crianças; envolve viver relações, entender e respeitar diferentes visões de mundo e culturas. Participar significa envolver-se nas decisões do grupo, negociar e elaborar conhecimento. Brincar permite às crianças assumir diversos papéis sociais, reinventar a realidade e aprender por meio de experiências emocionais e sensoriais. Explorar envolve entender o mundo através dos sentidos, interagindo com diversas formas de conhecimento como artes, escrita, ciência e tecnologia.

Expressar-se é ter espaço para compartilhar sentimentos, ideias e ser um sujeito crítico e criativo. Conhecer-se é construir uma identidade positiva e compreender sua cultura. A complexidade das relações na educação infantil envolve ver a criança como um ser pensante, criativo e questionador.

Desta forma, a Educação Infantil é vista como um campo complexo de relações, onde a criança é reconhecida como um ser ativo, pensante, observador, criativo e questionador. Esta visão implica que o papel do professor vai além do ensino tradicional, focando em proporcionar tempos e espaços que estimulem a ação, exploração e transformação. O professor, entendendo o desenvolvimento infantil, prioriza a experiência e a brincadeira, fundamentais para uma aprendizagem significativa e eficaz nos primeiros anos de vida.

Por: Thaise Spaniol Rohr, coordenadora pedagógica da Escola Infantil