Desenvolvendo a liderança na escola

“Ninguém faz algo significativo sozinho”

John Maxwell

A escola apresenta-se como um espaço rico em oportunidades e cabe a ela assumir sua responsabilidade no desenvolvimento integral dos estudantes. Nesse sentido, dentre os muitos aspectos que são possíveis de serem desenvolvidos, destacamos, aqui, o desenvolvimento da liderança nos espaços escolares.

Nossa escola preocupa-se em promover diversas experiências nas quais as habilidades de liderança são desencadeadas e desenvolvidas. Assim, precisamos conduzir as características positivas dos adolescentes, o que, além de suscitar o desenvolvimento individual, os incentiva ao engajamento por causas coletivas e sociais, em uma percepção altruísta de sociedade e, a partir das vivências desencadeadas na escola, percebemos que os estudantes vão se tornando líderes, contrapondo a visão reducionista onde os sujeitos nascem líderes.

Nesta perspectiva, as constantes dinâmicas de desenvolvimento pessoal, práticas e ações planejadas na escola proporcionam, aos estudantes, situações em que mobilizam o engajamento mútuo e a responsabilidade de, junto aos seus pares, assumirem os resultados e, como consequência, aprenderem com o processo e também com seus erros.

Assim, ser líder na escola, é colocar seus talentos a serviço de propósitos construídos coletivamente e concretizados a partir da associação de esforços. Também, exige a coragem de buscar novas soluções ou, mesmo, apresentar suas próprias opiniões e ideias, compreendendo que as relações interpessoais se estabelecem na diversidade e esta exige respeito às diferenças na condução e na resolução de conflitos para garantir relações harmoniosas no trabalho em equipe.

Somos orgulhosos por desenvolver a liderança em nossa Escola Setrem, com líderes que fazem ações em seu pequeno grupo social da sala de aula e da instituição, mas que extrapolam os muros da escola e desempenham valiosas contribuições para nossa comunidade municipal e regional.  As constantes ações como campanhas solidárias envolvendo hospitais, asilos, creches, práticas de contação de história, distribuição de livros e organização de momentos lúdicos em outras escolas, fazem com que nossos estudantes aprendam habilidades e competências para a vida e consigam construir relações mais humanas e comprometidas com o bem coletivo, fazendo a diferença.

Por: Marina Zucatto, orientadora educacional na Escola Setrem