Compreender e empreender: a Educação Financeira na prática

A disciplina de Educação Financeira da Setrem tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para atitudes mais conscientes e uma relação mais saudável com o dinheiro no dia a dia. Os temas em destaque são: o empreendedorismo, o funcionamento e estruturação das empresas e noções sobre administração de patrimônio familiar.

Nas práticas relacionadas ao tema empreendedorismo, as atividades realizadas com os estudantes foram extremamente engajadoras e estimulantes, por se tratar de atividades naturais no cotidiano de grande parte das pessoas – poucas são as crianças que nunca brincaram de vender limonada na esquina de casa, ou os adolescentes que nunca venderam coisas na escola para financiar algum evento para a turma.

Portanto, é fácil de identificar os traços de empreendedorismo. Mas para que as atividades possam ser desenvolvidas na escola com resultados positivos para uma aprendizagem com postura empreendedora, é importante esclarecer os diferentes tipos de empreendedorismo, com seus limites, possibilidades e regras. Trata-se de transformar as populares atividades de compra e venda simuladas na escola, tão úteis como cenário de desenvolvimento de competências variadas, em práticas de aprendizagem para o empreendedorismo propriamente dito.

A Educação Financeira possibilita observar e avaliar a habilidade dos estudantes na realização de cálculos com autonomia, na criação de empresas fictícias e na administração destas empresas – habilidades que terão importância indiscutível em suas vidas no futuro, mesmo que não venham a se tornar, de fato, empresários. Estas atividades promovem aprendizagem significativa e mais efetiva do ponto de vista social e financeiro e, ainda, aproximam os conteúdos da sala de aula da realidade vivida pelos estudantes.

Por: Neusa Eickhoff, professora de Educação Financeira e Mente Inovadora na Escola Setrem