Como acontece a alfabetização no ambiente escolar?

A escola compõe um dos ambientes frequentados pelas crianças e, quando falamos de alfabetização, o mais importante é a criança entender e compreender a função da leitura e escrita no contexto social e comunicativo, de modo que realmente faça sentido para ela.

É neste ambiente escolar que ela se encontra com as palavras do seu cotidiano, dando o real sentido e com uma determinada função. Ela reconhece a funcionalidade e o sentido das palavras, nas embalagens no supermercado, nas ruas com as placas, na farmácia, nas lojas e em casa nas anotações mais corriqueiras, seja na lista de compras, na receita de um bolo, nas revistas, livros ou jogos – “mistérios” que precisam ser desvendados e que vem junto com o desejo de aprender, compreender e se apropriar deste mundo letrado.

Na Setrem, a leitura e a escrita estão presentes diariamente. Temos situações habituais que comtemplam a nossa rotina diária. Iniciamos com uma oração realizada pelo ajudante do dia, uso do calendário e palavra do dia, momento de reflexão, de agradecer, e pensar sobre uma palavra que o ajudante escolhe para, neste momento, contar as vogais, consoantes, número de sílabas. Trabalhamos com “Projetos de Estudos”, nos quais, o assunto a ser estudado é organizado com diversas atividades, pesquisas, vídeos informativos, aulas passeio, e conteúdos que contemplam o que precisa ser estudado no 1º ano do ensino fundamental, conforme a BNCC.

A literatura é muito importante e faz parte diariamente neste processo de alfabetização. Ir a biblioteca e ouvir uma história, muitas vezes por prazer, e aproveitar para interpretar sobre a trama e seus personagens, ter um livro em mãos e poder folheá-lo, encontrar-se com diferentes gêneros textuais, sejam parlendas, poesias, contos, histórias em quadrinho, é algo muito rico e que contribui para esses pequenos leitores que estão iniciando este maravilhoso encontro com as palavras, frases e expressões.

Vale salientar que todas as situações citadas acima devem estar inseridas em projetos de estudo integrados na escola com clareza de seus propósitos e com a intenção de acompanharmos as hipóteses de escrita das crianças, planejando intervenções e atividades para que avancem, considerando sempre a construção do conhecimento num movimento de mediação e acompanhamento neste aprender diário, fazendo a diferença no seu processo de alfabetização

Por: Giovani Zucatto e Fabiana Bruxel, professoras dos Anos Iniciais na Escola Setrem