Professoras da Setrem participam de Encontro Nacional de Línguas Adicionais da Rede Sinodal em Joinville

Evento realizado nos dias 15 e 16 de junho reuniu 98 professores e coordenadores de 35 instituições de ensino da RSE

As professoras Ana Cláudia Leite, Janaina Erthal e Sara Diniz representaram a Setrem, participando do Encontro Nacional de Línguas Adicionais da Rede Sinodal de Educação, que ocorreu nos dias 15 e 16 de junho no Colégio Bonja, em Joinville/SC, e reuniu 98 professores e coordenadores, responsáveis pelos setores de Idiomas de 35 instituições de ensino da Rede Sinodal de Educação.

Os dois dias de programação foram compostos por diálogos sobre práticas pedagógicas das aulas de Línguas Adicionais, como Inglês, Alemão e Espanhol, e partilhas de estratégias para aprimoramento do ensino. Os participantes foram recepcionados pelo diretor-geral do grupo Bom Jesus IELUSC, Silvio Iung, e pela coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, professora Renati Fronza Chitolina.

Com o tema “Inovar para interconectar”, o evento aconteceu no anfiteatro da unidade Saguaçu do Colégio BONJA. A programação contemplou palestras, troca de experiências, momento cultural, laboratórios de inovação e depoimentos sobre os idiomas no mercado de trabalho.

Iung destacou a importância da oferta de novas abordagens diante dos novos desafios: “Estamos buscando sempre explorar as formas inovadoras de ensino, com experiência de mais de 97 anos de atividades em Joinville”. Citou a modalidade Bonja Connect, com didática inovadora em parceria com a Apple Education, em que os estudantes trabalham diretamente com iPad em aulas interativas; o Bonja International, currículo trilíngue (Português, Inglês e Alemão); e a metodologia PYP do International Baccalaureate (IB), que segue as melhores práticas educacionais mundiais.

A professora Fernanda Liberali, com pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutgers University, expôs a metodologia de aprendizado em sala de aula, focando no processo reflexivo para aprender e tecer novos conhecimentos. “Professores e coordenadores formam pessoas para o mundo. Por isso, é necessário mostrar a importância do estudo de idiomas para os seus alunos. Ações atrativas na rotina diária podem ser uma das alternativas. Precisamos montar estratégias inovadoras e colocar em prática o conteúdo além das páginas dos livros”, argumentou.

O evento também tratou de alfabetização bilíngue, impulsos didáticos, gamificação no ensino de Línguas, planejamento reverso e as práticas de oralidade. “Sem dúvida, o evento possibilitou pensar sobre o ‘aprender’ dos alunos e debater sobre as situações reais em sala de aula. Além disso, possibilitou o compartilhamento das boas práticas, apresentando os diferenciais e, assim, aumentar o repertório em sala de aula. A formação continuada de professores é importante para garantir a qualidade do ensino aos estudantes“, avaliou Renati.

Com informações de: Thiago Dias e Leandro Augusto Hamester

Foto: Divulgação Colégio Bonja / Thiago Dias