Basquete: o esporte como meio de educar

Desde o dia 10 de setembro de 2023, a Setrem vem oferecendo aulas de basquetebol para mais de 40 crianças, entre 9 e 12 anos, do ensino público do município de Três de Maio. Esse projeto tomou forma devido ao grande esforço da Setrem, que além de oferecer os profissionais qualificados para a promoção de práticas esportivas, também está proporcionando o transporte das crianças de suas escolas até o local onde ocorrem os treinamentos de basquete. Além disso, podemos contabilizar o empenho das secretarias das escolas que agilizaram a burocracia de inscrição e seleção das crianças participantes.

Uma caracteristica do projeto de basquete é que ele deve ser divertido em todos os níveis e, à medida que os jogadores obtêm resultados em seu desenvolvimento, seu entendimento sobre diversão também se amplia. Seja encorajando uma jogadora iniciante que está aprendendo a driblar ou ajudando um menino a estabelecer metas, o jogo deve estar sempre voltado para a diversão.

O jogo de basquete oferece a oportunidade de aprender inúmeras lições de vida, além de trabalho em equipe, esportividade, liderança, respeito, confiança e responsabilidade, entre outros. Este tipo de conhecimento é fruto de muitas conversas e reflexões, tanto as realizadas pelo professor de Educação Física quanto as realizadas pelos próprios alunos. Promover momentos de conversa e de troca ao final de cada aula permite o desenvolvimento deste tipo de conhecimento.

Por óbvio, criar habilidades no basquete é parte essencial do aprendizado. Existem algumas habilidades específicas a serem desenvolvidas que são: domínio da bola, passe, arremesso, movimento de pernas e condicionamento, rebote, ataque e defesa.  Essa é uma grande oportunidade que as crianças têm para se divertir atingindo metas, dominando habilidades, gostando do processo, torcendo pelos outros, com jogos interativos e incentivo positivo.

O jogo de basquete oferece a todos os envolvidos a oportunidade de aprender inúmeras lições que permanecerão por toda vida. Os valores também são ensinados em situações improvisadas, que vão além da quadra e ajudam os jovens jogadores nas outras áreas de suas vidas. Os estudantes aprendem sobre trabalho em equipe, esportividade e logo limpo, liderança, respeito, responsabilidade, confiança e humildad,; positividade e receptividade.

Outro objetivo que faz a diferença é fazer um resgate a cultura desportiva, proporcionando aos participantes do projeto a participação em jogos, festivais e campeonatos, nos quais possam futuramente representar o nosso município em torneios regionais, estaduais e nacionais. Tudo isso levando em consideração que a disciplina, o bom comportamento e a assiduidade são requisitos necessários e  estão linkados primariamente a um bom desempenho escolar, pois esses são pressupostos para que as crianças participem e, inclusive, permaneçam no projeto.

Por: Edson Alencar Muller e Kenny Gelaim, professores do Projeto Movidos pelo esporte