Acadêmicas de Pedagogia da Setrem desenvolvem Guia de Aplicativos e Plataformas Pedagógicas

Material busca auxiliar no desenvolvimento de habilidades digitais, conforme mencionado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Foto: Carline Limana

Com o objetivo de servir de apoio aos docentes da Educação Básica para a utilização de aplicativos e plataformas nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, as acadêmicas do 8º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Setrem desenvolveram o Guia de Aplicativos e Plataformas Pedagógicas.

O material foi produzido neste semestre na disciplina de Informática e Multimeios na Educação, ministrada pela professora Roseli Bianchi, que explica que um dos temas abordados em aula foram as plataformas digitais para a prática pedagógica.

“O guia também busca compartilhar recursos digitais para incrementar as práticas pedagógicas, uma vez que cada vez mais a tecnologia está presente na realidade das escolas. Tais recursos auxiliam no desenvolvimento de habilidades digitais e outras, conforme mencionado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma a docente.

Durante os diálogos em aula, a professora conta que as acadêmicas relataram que, no decorrer dos estágios, vivenciaram situações onde os alunos ou outros professores não usavam alguns recursos por não terem conhecimento.

“Após incentivado que cada acadêmica buscasse conhecer duas plataformas ou aplicativos e desenvolvesse um plano de aula, inserindo estas ferramentas como estratégia pedagógica, deveria compartilhar com as colegas as ferramentas escolhidas e explicar as funcionalidades. Então, surgiu a ideia de criar este material de forma colaborativa e, posteriormente, compartilhá-lo com instituições de ensino e docentes para que pudessem utilizar em suas aulas”, explica Roseli.

Após, conforme Roseli, as acadêmicas começaram a pensar na estrutura e quais informações seriam necessárias para constar no guia, chegando em alguns pontos em comum, como agrupar as ferramentas por aplicabilidade, ter um destaque do objetivo de cada ferramenta, e os guias de acesso direto às ferramentas e links diretos de tutoriais disponíveis na internet. “Elas fizeram a pesquisa e análise de cada tutorial para deixar como referência aos usuários do material”, destaca.

Além disso, antes de as acadêmicas produzirem o guia, foi realizada uma pesquisa com professores e gestores de escolas para captar as plataformas e aplicativos já conhecidos e utilizados. “Após, elas fizeram uma compilação e os aplicativos e plataformas citados constam no guia, além dos que foram usados na aula da disciplina de Informática e Multimeios na Educação, outros que elas já conheciam e também aqueles descobertos a partir das pesquisas realizadas em aula”, finaliza a professora.

As acadêmicas que desenvolveram o Guia de Aplicativos e Plataformas Pedagógicas foram Ana Luiza Herbert, Bruna Martins, Camila Rossi, Dienifer Drost, Milena Rohsler e Yasmin Faber.

Em um primeiro momento, o material fora divulgado na Semana Acadêmica de Pedagogia, realizada na última semana de setembro na instituição.

Você pode fazer o download do guia aqui e para mais informações sobre o curso de Pedagogia da Faculdade Setrem, acesse setrem.edu.br/faculdade/pedagogia.