A presença da leitura e produção textual na Setrem

A Setrem, sempre comprometida com a qualidade da produção do conhecimento, em sua área de linguagens, durante as aulas de língua portuguesa e literatura desenvolve as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Os estudantes do ensino fundamental têm aulas de leitura no currículo, aulas de produção textual e leituras específicas para cada série. Estas leituras são reforçadas através diferentes atividades durante os três trimestres, como adaptações teatrais e discussões em sala de aula, sempre relacionando a temática da obra lida com problemáticas da vida real.

No ensino médio, as leituras são mais direcionadas aos conteúdos de literatura, ao ENEM e aos vestibulares. São realizadas atividades diversificadas durante as aulas como teatros, músicas, júris, debates a partir das obras lidas. Nas aulas de redação são desenvolvidas as habilidades e competências específicas também do ENEM e outros vestibulares, visando aperfeiçoar o processo de produção escrita e pensamento crítico. As correções dos textos são feitas por uma profissional parte da banca de correção das redações do ENEM, o que permite um olhar mais técnico e imparcial em relação aos textos dos nossos alunos.

A escola tem alguns projetos/eventos e propostas relacionados à leitura como o Concurso de Contos, Crônicas e Poemas Setrem e o Sarau Literário. O concurso está na sua 18ª edição, cujos objetivos são revelar e divulgar novos valores literários, ampliar a compreensão da leitura e qualificar a produção escrita e tem a participação dos alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio. Neste ano, o resultado do concurso e o lançamento da terceira edição do livro digital será no dia 25 de outubro. O primeiro livro digital foi lançado no ano em que a Setrem comemorou 98 anos, em 2020.

Já o Sarau Literário está na sua 20ª edição e oportuniza aos alunos um momento de troca de experiências de leituras entre as turmas. O Sarau Literário acontece sempre no segundo semestre e é uma forma de incentivar o interesse dos alunos para o aprendizado da literatura, já que eles passam a conviver mais com poemas, poesias, com música, com a prosa, e com a literatura brasileira como um todo, numa textualidade e literariedade cotidiana que faz a diferença.

Por: Mara Felten Cassol, professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Setrem.