A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança

Ao refletirmos sobre a infância, percebemos as transformações que ocorreram na Educação Infantil no decorrer do tempo. Se antes, esse tempo e espaço eram visto como mero “lugar” para as crianças estarem e serem cuidadas enquanto os pais trabalhavam, atualmente acreditamos que a Educação Infantil é uma etapa primordial para a formação e desenvolvimento da criança – pesquisas científicas envolvendo a primeira infância mostram que é nessa fase que a criança constrói áreas do desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico que irão impactar sua vida na fase adulta.

É na educação Infantil que a criança tem a possibilidade de interagir com seus pares, conviver com diferenças, construir laços de amizade e afetividade, se reconhecer enquanto sujeito e desenvolver sua personalidade e potencialidades. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos assegura seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, o de Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Considerando esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC está estruturada em cinco campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Estes campos estão organizados por faixa etária, contemplando crianças de zero até cinco anos e onze meses.

Na Escola Infantil Setrem, acreditamos nas potencialidades de cada criança e as vemos como um ser total, completo e indivisível; respeitamos “as infâncias” e procuramos contribuir para o seu pleno desenvolvimento. O olhar sensível e escuta atenta para as minúcias que a criança nos revela, é ponto de partida para a construção e elaboração de projetos, entrelaçando o que é direito da criança com o que ela sinaliza interesse.

Contudo, quando temos conhecimento e acreditamos no papel e importância que a educação Infantil tem para a formação integral da criança, a qual contribui na concepção de sujeitos críticos, com capacidades sociais, emocionais, físicas e cognitivas amplamente desenvolvidas, estamos acreditando na formação de pessoas que farão diferença em nossa sociedade.

Por: Franciele Hoffmann, professora na Escola Infantil Setrem