Capacitação em Tabelionato de Protestos

Duração

03/04 a 08/05/2025

Carga horária

21 horas/aula

Aulas

Quintas-feiras (noite – 19h às 22h)

Modalidade

Online – Ao Vivo

+ 6h de estágio

Sobre o curso
Pré-requisitos
Disciplinas
Professores
Funcionamento do Curso
Frequência
Avaliações/Provas
Estágio Supervisionado
Aprovação
Certificação

Diante da superficial formação acadêmica na especificidade registral e notarial, torna-se necessário a capacitação e qualificação dos serviços notariais.

Capacitar de forma crítica os colaboradores para tomada de decisões. Assim sendo, vimos como necessário a capacitação das serventias no que quesito saber desdobrar e executar os respectivos processos internos nas casas registrais e notariais.

Saber operacionalizar na prática os diferentes processos registrais e notariais. Por outro lado, também preparar para o atendimento junto ao balcão como um todo, de modo que a inteligência emocional possa estar presente em todos os momentos onde se roda os processos.

Como Setrem, buscamos, de forma colaborativa, capacitar profissionais atuantes, como os que forem atuar nas casas registrais e notariais.

Saber captar a demanda do cliente interpretá-la e devolver uma resposta adequada para fazer parte das soluções registrais e notariais. Interpretar a vontade do cliente e atender a demanda na especificidade mostrando as diferentes opções para cada demanda.

Público-alvo

Profissionais oriundos dos cartórios ou com intenção de atuar na área notarial e registral.

  • Preferencialmente Ensino Médio completo;
  • Assistir a aula pelo computador utilizando Google Meet com câmera ligada em 100% da aula;
  • Internet de boa qualidade para garantir a sua participação na aula;
  • Conhecimento básico em informática
Data Modalidade Disciplina
03/04 Online Introdução;
Histórico;
Legislação;
Natureza jurídica do Protesto (Modalidades e motivação);
Princípios gerais do Direito Notarial.
10/04 Online Títulos de Crédito e outros documentos de dívida.
Birôs de crédito.
17/04 Online Procedimentos do protesto;
Atos;
Centrais;
Repasse de Valores;
Tabela de emolumentos.
24/04 Online Sustação e Suspensão de protestos;
Estrutura organizacional do Tabelionato;
Responsabilidades da Serventia (LGPD/SISCOAF).
28/04 a 2/05 Presencial Estágio
08/05 Online Seminário de socialização do estágio
  • Luiz Ricardo da Silva
    Tabelião Substituto no 1º Tabelionato de Notas e de Protesto de São Leopoldo – RS
  • Nikolai Bezerra Frio
    Doutorando em Direito em na área de Direitos Especiais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Uri, campus Santo Ângelo
  • O curso é ONLINE SÍNCRONO, o aluno deverá ficar com a câmera ligada em 100% do curso, fazendo uso de computador;
  • Cada participante ficará responsável por identificar o seu local de estágio, podendo o mesmo ser realizado no local de sua proximidade.
  • O aluno somente poderá realizar o Estágio Supervisionado após ser aprovado na disciplina formativa.
  • Criamos um grupo do Whats para orientações aproximadamente uma semana antes do curso (grupo que fica ativo durante e após o curso);
  • Na semana que antecede o curso, criamos um e-mail @setrem para cada aluno que receberá as suas credenciais de acesso para o mesmo, no e-mail informado quando da sua inscrição;
  • A partir do e-mail @setrem, o aluno receberá o acesso a sala de aula virtual no Classroom onde serão postados todos os materiais disponibilizados ao longo do curso (provas, exercícios, avaliações docentes e demais materiais necessários);
  • Não oferecemos uma apostila específica de todo curso, pois os materiais são postados no Classroom, na medida em que as aulas vão acontecendo;
  • O e-mail @setrem ficará disponível apenas no período do curso, bem como o acesso a sala de aula virtual (sugerimos que baixem os materiais em seus computadores ao longo do curso);
  • O estágio é realizado na modalidade PRESENCIAL no local de sua preferência, bem como local de trabalho/cartório, o período definido conforme o cronograma do curso. O será realizado conforme a carga horária definida na proposta do curso.
  • A frequência mínima nas disciplinas formativas é de 85% (oitenta e cinco por cento);
  • A frequência às atividades do Estágio Supervisionado é de 100% PRESENCIAL no local de estágio + seminário de socialização;
  • O aluno será considerado aprovado na medida em que:
    > atingir média final 70 (setenta) na parte formativa/teórica/online;
    > atingir média final 70 (setenta) no estágio supervisionado.

A frequência do aluno será registrado pela Instituição de Ensino observando que:

  • Considera-se hora/aula o período de 50 (cinquenta) minutos;
  • O registro da presença é feita em cada aula através da chamada oral do professor(a);
  • A frequência mínima nas disciplinas formativas é de 85% (oitenta e cinco por cento da carga horária);
  • A frequência às atividades do Estágio Supervisionado é de 100% (cem por cento), sendo o ateste de responsabilidade do supervisor de estágio, durante as atividades de   orientação, e do profissional designado pelo cartório, quando as atividades forem práticas, realizadas na área do respectivo curso.

As avaliações serão realizadas através de formulário criado no Google Formulários na Plataforma do Google Classroom. Serão utilizados para avaliação questões objetivas, descritivas, de produção textual, vídeos, apresentação oral entre outros métodos que o professor considerar válidos para mensurar o aprendizado, podendo as mesmas serem com consulta ao material ou não.

A avaliação integra o processo contínuo de aprendizagem, permitindo a aferição do grau de assimilação dos conteúdos por parte do aluno.

No Estágio Supervisionado, a NOTA FINAL se dará segundo a metodologia de cálculo da equipe de professores, sendo observados os seguintes instrumentos avaliativos:

  • REGISTRO DESCRITIVO DO DESEMPENHO – atuação do aluno durante as horas de observação/estágio, realizado pelo aluno no qual foi realizada a observação e acompanhamento das atividades (conforme modelo específico)
  • RELATÓRIO DESCRITIVO DE OBSERVAÇÃO – elaborado pelo aluno (conforme modelo específico)

Apresentação oral do relatório em SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO.

Cada participante ficará responsável por identificar o seu local de estágio, podendo o mesmo ser realizado no local de sua proximidade e até mesmo no seu local de trabalho, quando no cartório.

A Setrem fará a sua CARTA DE APRESENTAÇÃO, solicitando a vaga de estágio e mesmo identificação do supervisor local, período de realização do estágio e indicação dos documentos necessários, sendo eles:
– Aceite do estagiário e nomeação do supervisor local;
– Formulário de frequência do estágio supervisionado;
– Formulário de registro de desempenho do estágio supervisionado;
– Relatório descritivo de observação.

O aluno será considerado aprovado no curso se:

  • tiver a frequência mínima de 85% da carga horária da parte formativa/teórica/online;
  • atingir média final 70 (setenta) na parte formativa/teórica/online;
  • atingir média final 70 (setenta) no estágio supervisionado;
  • O aluno reprovado em qualquer disciplina poderá realizar prova de recuperação, abrangendo os conteúdos e habilidades que não foram efetivamente aprendidos, a qualquer tempo, sem prejuízos na continuidade normal das aulas e demais avaliações (arcando com as despesas).

 

  • O aluno somente poderá realizar o Estágio Supervisionado após ser aprovado nas aulas teóricas/formativas.
  • O aluno que não obtiver aprovação na disciplina, arcará com as despesas de recuperação da mesma.

Os certificados serão disponibilizados eletronicamente 10 dias após a execução do curso para os alunos que atingiram os requisitos para aprovação.

Porque escolher a Setrem

  • 100 anos de tradição em qualidade de ensino
  • Formação com foco no conhecimento e na experiência
  • Metodologias modernas
  • Professores especializados e com experiência prática
  • Conecta teorias com as realidades locais, regionais e globais

Investimento

4x R$ 264,48

À vista
R$ 858,32

2x de R$ 470,03

3x de R$ 332,79

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*em caso de necessidade de NOTA FISCAL, antes de efetivar o pagamento contatar WhatsApp (55)3535-4654 para orientação sobre os procedimentos.


Início: 03 de abril de 2025
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