Vamos falar sobre o TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa significativa e aguardada na graduação, repleta de expectativas e emoções. Este trabalho, geralmente realizado no último ano do curso, é uma oportunidade para os alunos se aprofundarem em uma temática específica, escolhida por eles e orientada por um professor.

O processo de criação do TCC começa com a orientação do professor sobre a pesquisa e a escolha do tema, um momento que gera alegria e ansiedade nos estudantes. O passo seguinte é desenvolver um projeto de pesquisa, que exige estudar materiais existentes para definir aspectos como público-alvo, tipo de pesquisa, problema, objetivos e métodos de coleta de dados. Por exemplo, um tema escolhido pode ser “A Disciplina Positiva na Educação Infantil”, que explora uma abordagem educacional focada em educar sem agressão, punição ou recompensa, promovendo o respeito mútuo entre adultos e crianças.

Após a elaboração do projeto, realiza-se a pesquisa com o público-alvo. Esta fase envolve a coleta e análise de dados, permitindo ao estudante chegar a conclusões significativas sobre o tema e contribuir para o conhecimento existente. Em uma Faculdade de Pedagogia, como a Setrem, os resultados geralmente são apresentados em forma de artigo, sustentados por autores relevantes no campo.

O TCC é mais do que uma obrigação acadêmica; é uma jornada de autoconhecimento e crescimento profissional. Escolher um tema que ressoa com as experiências e interesses do aluno torna o processo mais envolvente e significativo. Durante a escrita, o estudante se envolve em extensa pesquisa e leitura, o que enriquece seu conhecimento e prática. A experiência de completar o TCC é gratificante, demonstrando ao aluno sua capacidade de superar desafios e alcançar objetivos que antes pareciam distantes.

Por: Maria Beatriz Olbermann, formanda em Pedagogia e recreacionista na Escola Infantil Setrem