Jogos de Integração Acadêmica – JOIA – promovem conexões e experiências únicas na Setrem

Esperados anualmente por cada um dos estudantes e acadêmicos da Faculdade e dos Cursos Técnicos da Setrem, os Jogos de Integração acadêmica – o famigerado JOIA – se tornaram uma tradição que vai além da portaria do Campus Setrem, sendo uma semana de atividades capaz de promover conexões e experiências transformadoras para pessoas da Setrem e de fora dela.

O JOIA, organizado pelo Diretório Acadêmico da Faculdade –Dacaf, consiste em uma série de jogos e dinâmicas de expressão dos acadêmicos e estudantes, que, meses antes do evento, já se integram a fim de constituírem sua identidade para o curso, isto é, pensarem performances, designações para cada um dos jogos, camisetas específicas dos cursos e elementos de torcida.

Só posso dizer que o JOIA é esperado a partir do momento que você decide ingressar na Setrem. Ter o privilégio de organizar um evento deste tamanho é desafiador, mas te proporciona vivências únicas e, neste ano, o JOIA contou com um time em sua organização muito comprometido, no qual o respeito e a ética se tornaram um lema muito antes dos jogos começarem. E fico muito muito feliz que em grande maioria os cursos também se destacaram por atitudes respeitosas e honestas com as competições. E claro como toda boa competição a adrenalina do JOIA entre nossos acadêmicos, levando as torcidas à intensidade máxima e fazendo disso momentos de comemorações inesquecíveis. É um evento que repercute durante meses nas conversas dos corredores da instituição e é assim que podemos ver o significado ou o motivo de tanta dedicação a esse evento que parece apenas um simples evento esportivo, mas que marca de boas histórias a vida acadêmica dos estudantes do ensino superior. Afinal , quem não lembra do que viveu no JOIA não veio, expressa a presidente do Dacaf, Eduarda Hosel

Dividido em duas categorias, a Série Ouro e a Série prata – com uma dinâmica em que o time campeão da série Prata passa para a série Ouro e o último colocado da série Ouro cai para série Prata –, além da apresentação inicial das Faculdades e dos Cursos Técnicos, no JOIA deste ano, ocorreram disputas em 13 modalidades, que se dividiram nos cinco dias da semana. São elas: futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino, feminino e misto), corrida de revezamento (masculino e feminino), canastra, truco, xadrez, soletrando, spiribol, ping pong, FIFA, super Mario, bocha 48 e um desafio surpresa.

Além das finais dos jogos, o último dia também contou com a tradicional apresentação artística de Miss e Mister, que, neste ano, teve como tema “celebridades musicais brasileiras por décadas!” – temática sorteada com algumas semanas de antecedência do JOIA .

Cada curso sorteou uma celebridade de acordo com a temática e o primeiro curso a se apresentar foi o campeão da série Ouro 2023 e o segundo foi o campeão da série Prata, seguindo a seguinte ordem:

Ao término das apresentações é feita a soma dos pontos e o anúncio dos campeões e, neste ano, num panorama geral, a série prata foi composta por: Psicologia (1º lugar, com 106.5 pontos), Engenharia de Computação (2º lugar, com 82 pontos), Administração (3º lugar, com 77.75 pontos) e Pedagogia (4º lugar, com 74 pontos); já a série ouro foi composta por: Direito (1º lugar, com 127 pontos), Agronomia (2º lugar, com 117 pontos), Cursos Técnicos (3º lugar, com 63.5 pontos) e Enfermagem (4º lugar com 54.5 pontos)

Faculdade de Direito – campeã da série Ouro

Desde o início do JOIA, o curso que mais acumulou vitórias foi a Faculdade de Agronomia, com 8 títulos. Entretanto, neste ano, a Faculdade de Direito levou o tão esperado troféu para casa. Porém, ainda sobre os destaques, a Faculdade de Psicologia se destacou por sua união e performance no Miss e Mister e nos jogos e, no ano que vem, comporá a série Ouro, enquanto a Faculdade de Enfermagem deixará a série Ouro, fazendo parte da série prata.

Faculdade de Psicologia – campeã da série Prata

Como disse a presidente do Dacaf: Quem não lembra do que viveu no JOIA, não veio! – porque momentos de conexão, protagonismo estudantil e experiências transformadoras fazem a diferença na caminhada.