Desde o início de 2023, a Setrem vem realizando o Programa de Desenvolvimento de Lideranças – PDL, que tem como objetivo oferecer a todos os colaboradores a oportunidade de desenvolvimento contínuo, elemento essencial para o sucesso da instituição. O programa visa criar momentos de compartilhamento de conhecimentos e desafios vividos no dia a dia profissional, promovendo a colaboração entre pessoas e equipes.
Ações voltadas ao desenvolvimento dos funcionários acontecem continuamente em nossa instituição, mas esse programa, com delineamento e objetivos definidos, encara, nesse ano, a sua 2ª Edição, desenhada para potencializar habilidades e competências dos líderes, tornando-os mais fortes e inovadores.
Por líder, entende-se cada colaborador cujo objetivo é potencializar suas características e seu autoconhecimento, entendendo-se como um potencial autônomo em constante desenvolvimento. Não se trata apenas de uma perspectiva que engloba direções e coordenações, mas , sim, de potencialização de todos os colaboradores da instituição.
Vejo que o Programa de Desenvolvimento de Liderança é fundamental, pois não só contribui para o crescimento individual de cada colaborador, como também para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Nosso intuito é capacitar os colaboradores para que compreendam melhor o papel de líder e, assim fortalecer internamente suas habilidades, buscando prepará-los para posições de liderança, claro que se identificarem isso como objetivo. Para nossa instituição, o programa gera um impacto positivo na retenção de talentos e no nosso desenvolvimento sustentável. Como é o segundo ano do programa, e já tivemos muitos aprendizados, foi pensado neste ano em termos como ação futura o reencontro da turma anualmente, mas as ações podem evoluir conforme recebermos os feedbacks, compartilha a Assessora de Recursos Humanos da Setrem, Jéssica Pooder.
Num formato que compreende 4 encontros de 4 horas cada, totalizando 16 horas de desenvolvimento, esse programa conta com profissionais que vão desde psicólogos, profissionais organizacionais até mentores de carreira e aborda as seguintes temáticas: O papel do líder: compreendendo a liderança, desafios das equipes e gestão de talentos; Potencializando propósitos; Criatividade, Inovação e Inteligência Emocional como Ativos Profissionais; e Administração de conflitos.
Nesse panorama, entendemos que líderes bem preparados são essenciais para aumentar a produtividade e eficiência da instituição. Líderes capacitados conseguem alinhar as metas da empresa com os objetivos individuais dos colaboradores, fornecendo orientação clara, estabelecendo prioridades e removendo obstáculos. Isso cria um ambiente de trabalho mais engajado e colaborativo e eleva o propósito institucional, tornando uma língua comum entre todos os colaboradores da instituição.