Saúde da Família

Formar profissionais com uma visão crítica sobre a realidade do trabalho em saúde e as necessidades e potencialidades da ESF, capacitados para desenvolver ações em saúde e prestar assistência integral à população, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Carga horária

360 h/a

Início das aulas

08 de outubro de 2021

Aulas quinzenais

Sexta-feira: 19h às 22h30

Sábado: 8h às 12h e 13h às 16h30

Duração

De outubro de 2021 a julho de 2023

Sobre o curso
Público-alvo
Disciplinas
Certificação
Investimento

Para uma inserção qualificada de profissionais atuantes no Sistema Único de saúde (SUS), é necessário capacitá-los para o trabalho multiprofissional e a assistência integral em saúde, elementos essenciais para a melhoria da qualidade da assistência à população.

 O Programa de Pós-graduação da Setrem pretende oportunizar uma reflexão acerca do potencial da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para combater a racionalidade do modelo biomédico e potencializar uma nova dinâmica ao processo de trabalho, como o foco na saúde e centralidade na família.

A ESF é o pilar central em que se alicerça a expansão, consolidação e qualificação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cujos princípios são: promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. Para colocar em prática ações que possibilitem o alcance desses princípios, a ESF necessita de trabalho qualificado em equipes multiprofissionais.

Atenção Básica (AB), organizada pela ESF, é aporta de entrada do SUS e é responsável pela resolução de 80% dos atendimentos. Logo, quando há surtos, epidemias e pandemias, a ESF tem papel fundamental na resposta global à doença, oferecendo atendimento resolutivo com potencial de identificação precoce de casos graves que devam ser encaminhados para serviços especializados. Este serviço também é responsável pelo manejo de situações agudas e crônicas, levando em conta os determinantes sociais ligados ao processo saúde-doença.

Aliado a isso, salienta-se que a pandemia da COVID-19 se coloca como um desafio muito grande para a ciência e para a sociedade, exigindo respostas rápidas para o seu enfrentamento. Dentre estas respostas, está a Atenção Básica (AB), que é a porta de entrada preferencial do SUS, responsável pela resolução de 80% dos atendimentos. Nesse sentido, a ESF assume papel fundamental na resposta global à doença em situações de surtos e epidemias, oferecendo atendimento resolutivo com potencial de identificação precoce de casos graves que devam ser encaminhados para serviços especializados.

Desde o início da pandemia observou-se um crescimento de oferta de trabalho para enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, contudo, constitui-se em um obstáculo para o SUS a qualificação dos mesmos, para atuarem com conhecimento, competência e criticidade.

A Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, dentro de sua filosofia, tem como preocupação e comptomisso atuar no processo de qualificação dos profissionais da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento social e a concrcetização dos princípios e diretrizes do SUS.

  • Profissionais graduados em Enfermagem, Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e demais profissionais formados na área da saúde

Planejamento em Saúde
Planejamento e gestão em saúde
Território, diagnóstico e avaliação em saúde
Redes de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado
Epidemiologia e Vigilância em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Determinantes e condicionantes de saúde e doença
Sistemas de informação em saúde
Saúde da Família
O processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família  
Ferramentas de abordagem em Saúde da Família
Humanização na Saúde da Família
Farmacovigilância, rede de frio e imunizações
Assistência na Saúde da Família
Saúde Mental na Atenção Básica
Urgências em Emergências Clínicas em Saúde
Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente no contexto familiar
Atenção Integral à Saúde da Mulher no contexto familiar
Atenção Integral à Saúde do Adulto no contexto familiar
Atenção Integral à Saúde do Idoso
Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Atenção Integral à Populações Vulneráveis
Abordagens Integrativas
Introdução às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Plantas medicinais no cuidado à saúde
Saúde Ambiental
Seminário de Encerramento
Desafios da Saúde da Família na Atenção Primária

Reconhecido pelo MEC

Ao aluno que frequentar com assiduidade (75% de frequência) todas as atividades programadas e for considerado aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, será conferido certificado de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.

 Deverá acompanhar o certificado, para registro, o respectivo histórico escolar, constando:

  • Currículo do curso, com relação das disciplinas;
  • Forma de avaliação do aproveitamento;
  • Período que foi ministrado o curso e sua duração total.

 O aluno, em condições especiais que frequentar com assiduidade (75% de frequência) todas as atividades programadas e que não tiver o certificado de graduação na época da conclusão, bem como aquele que não apresentar o trabalho de conclusão de curso) dentro do prazo legal estabelecido, será considerado como aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, sendo-lhe conferido o certificado de Extensão Universitária em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas.

24x de R$ 385,52
  • Desconto especial para egresso

 

 

 

Aluno especial

Esta especialização oportuniza o ingresso de alunos que não participaram do ingresso regular e não objetivam obter a titulação ou formação completa deste curso de pós-graduação. Isso será possível através do ingresso na modalidade de aluno especial em disciplinas do curso que serão ofertadas nesta modalidade.

Os alunos que concluírem com êxito, ou seja, obtiveram a aprovação na disciplina, poderão solicitar na secretaria da faculdade um certificado de curso de extensão.

Informações de contato

Vice-diretor de Ensino Superior:
Mauro Alberto Nüske

Av. Santa Rosa, 2405
Casa 1 – Campus Setrem 

55 3535-4618
pos@setrem.com.br

 

Conecte-se conosco