Promover reflexões sobre os fatores biopsicossociais que emergem no contexto escolar, como as relações interpessoais e intrapessoais e o processo de ensino e aprendizagem.
360 h/a
12 de novembro de 2021
Sexta-feira: 19h às 22h30
Sábado: 8h às 12h e 13h às 16h30
De outubro de 2021 a julho de 2023
O Curso de Especialização em Psicologia e Educação da Sociedade Educacional Três de Maio Setrem, justifica-se pelos desafios encontrados no contexto educacional atual no que diz respeito ao ensino e ao papel da escola enquanto instituição social, diante dos vários problemas da sociedade contemporânea que refletem nos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo, tais como: problemas e dificuldades na aprendizagem; transtornos; síndromes e problemas emocionais e motivacionais, entre outros.
A Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia, que através de saberes científicos, busca compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo, bem como trata da compreensão do ensino e da aprendizagem. Possui como vertentes estudar sobre o funcionamento dos mecanismos de aprendizagem; a eficácia das estratégias educacionais; e o funcionamento da própria escola enquanto organização.
Este curso destina-se à profissionais psicólogos, pedagogos, professores, orientadores educacionais, psicopedagogos, com a finalidade da atuação interdisciplinar no contexto escolar. Tem o intuito de auxiliar os profissionais no diagnóstico de interferências no processo de aprendizagem e fornecer ferramentas para o tratamento, ajudando em comportamentos e desvios dos estudantes. Também, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os alunos. Sabendo que os educadores, na atualidade, além de se preocuparem com a absorção dos conteúdos por parte dos estudantes, exercem papel importante no estímulo da afetividade e relações emocionais construtivas.
Projetamos que o Curso de Pós-graduação em Psicologia e Educação amplie a visibilidade do curso de Psicologia e de Pedagogia da Setrem transformando-se em mais um diferencial na formação de ex-alunos e de profissionais que concluem os cursos de graduação em outras instituições da região.
Com efeito, acredita-se que o trabalho de mediação do corpo docente convidado para ministrar o curso, professores com formação compatível ao curso de Pós graduação, e com ampla experiência, proporcionem ao pós-graduando uma formação teórico/prática, compatível com os objetivos almejados, e que estes tenham repercussão positiva e impulsionem os profissionais ao sucesso.
Profissionais Psicólogos, Pedagogos, Professores, Orientadores Educacionais e Psicopedagogos;
Profissionais que se sintam desafiados a buscar uma formação atualizada e comprometida com uma visão contemporânea dos assuntos emergentes de nossa sociedade.
Temas Emergentes da Sociedade Contemporânea |
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Bullying e Suicídio |
Fracasso e evasão escolar, indisciplina e violência escolar |
Estresse, ansiedade, transtornos alimentares na infância e na adolescência |
Família e Escola |
Direitos da criança e do Adolescente |
Motivação, autoestima e identidade na infância e na adolescência |
Professor e subjetividade |
Seminário Temas emergentes da sociedade contemporânea |
Psicopatologias, Síndromes, Transtornos e Dificuldades na Aprendizagem |
Síndromes genéticas: Síndrome de Down e Síndrome do X Frágil e o Transtorno do espectro autista |
Deficiência intelectual e Transtornos da aprendizagem (dislexia, disgrafia, dislalia, discalculia, disortografia) |
Déficit de atenção e hiperatividade |
Mídias sociais, educação e saúde |
Educação inclusiva e diversidade na escola |
Redes de Apoio |
Saúde dos profissionais da educação-Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão |
Educação emocional a partir da Psicologia Positiva |
Seminário Psicopatologias, Síndromes, Transtornos e Dificuldades na aprendizagem |
Fundamentos da Educação e da Psicologia |
Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia |
Fundamentos da Pedagogia – reflexões sobre a história da Educação |
Psicologia da Educação e da Aprendizagem |
Psicologia do Desenvolvimento |
Infância, Adolescência, desenvolvimento e cultura |
Psicologia e ética profissional na educação |
Seminário Fundamentos da Educação e da Psicologia |
Reconhecido pelo MEC
Ao aluno que frequentar com assiduidade (75% de frequência) todas as atividades programadas e for considerado aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, será conferido certificado de Especialização em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.
Deverá acompanhar o certificado, para registro, o respectivo histórico escolar, constando:
O aluno, em condições especiais, que frequentar com assiduidade (75%) todas as atividades programadas e que, no entanto, não tiver o certificado de graduação na ocasião da conclusão, bem como aquele que não apresentar o trabalho de conclusão de curso) dentro do prazo legal estabelecido, será considerado como aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, sendo-lhe conferido, então, o certificado de Extensão Universitária em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.