Psicologia e Educação

Promover reflexões sobre os fatores biopsicossociais que emergem no contexto escolar, como as relações interpessoais e intrapessoais e o processo de ensino e aprendizagem.

Carga horária

360 h/a

Início das aulas

08 de outubro de 2021

Aulas quinzenais

Sexta-feira: 19h às 22h30

Sábado: 8h às 12h e 13h às 16h30

Duração

De outubro de 2021 a julho de 2023

Sobre o curso
Público-alvo
Disciplinas
Certificação
Investimento

O Curso de Especialização em Psicologia e Educação da Sociedade Educacional Três de Maio Setrem, justifica-se pelos desafios encontrados no contexto educacional atual no que diz respeito ao ensino e ao papel da escola enquanto instituição social, diante dos vários problemas da sociedade contemporânea que refletem nos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo, tais como: problemas e dificuldades na aprendizagem; transtornos; síndromes e problemas emocionais e motivacionais, entre outros.

A Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia, que através de saberes científicos, busca compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo, bem como trata da compreensão do ensino e da aprendizagem. Possui como vertentes estudar sobre o funcionamento dos mecanismos de aprendizagem; a eficácia das estratégias educacionais; e o funcionamento da própria escola enquanto organização.

Este curso destina-se à profissionais psicólogos, pedagogos, professores, orientadores educacionais, psicopedagogos, com a finalidade da atuação interdisciplinar no contexto escolar. Tem o intuito de auxiliar os profissionais no diagnóstico de interferências no processo de aprendizagem e fornecer ferramentas para o tratamento, ajudando em comportamentos e desvios dos estudantes. Também, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os alunos. Sabendo que os educadores, na atualidade, além de se preocuparem com a absorção dos conteúdos por parte dos estudantes, exercem papel importante no estímulo da afetividade e relações emocionais construtivas.

Projetamos que o Curso de Pós-graduação em Psicologia e Educação amplie a visibilidade do curso de Psicologia e de Pedagogia da Setrem transformando-se em mais um diferencial na formação de ex-alunos e de profissionais que concluem os cursos de graduação em outras instituições da região.

Com efeito, acredita-se que o trabalho de mediação do corpo docente convidado para ministrar o curso, professores com formação compatível ao curso de Pós graduação, e com ampla experiência, proporcionem ao pós-graduando uma formação teórico/prática, compatível com os objetivos almejados, e que estes tenham repercussão positiva e impulsionem os profissionais ao sucesso.

  • Profissionais Psicólogos, Pedagogos, Professores, Orientadores Educacionais e Psicopedagogos;

  • Profissionais que se sintam desafiados a buscar uma formação atualizada e comprometida com uma visão contemporânea dos assuntos emergentes de nossa sociedade.

Temas Emergentes da Sociedade Contemporânea
Bullying e Suicídio
Fracasso e evasão escolar, indisciplina e violência escolar
Estresse, ansiedade, transtornos alimentares na infância e na adolescência
Família e Escola
Direitos da criança e do Adolescente
Motivação, autoestima e identidade na infância e na adolescência
Professor e subjetividade
Seminário Temas emergentes da sociedade contemporânea
Psicopatologias, Síndromes, Transtornos e Dificuldades na Aprendizagem
Síndromes genéticas: Síndrome de Down e Síndrome do X Frágil e o Transtorno do espectro autista
Deficiência intelectual e Transtornos da aprendizagem (dislexia, disgrafia, dislalia, discalculia, disortografia)
Déficit de atenção e hiperatividade
Mídias sociais, educação e saúde
Educação inclusiva e diversidade na escola
Redes de Apoio
Saúde dos profissionais da educação-Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão
Educação emocional a partir da Psicologia Positiva
Seminário Psicopatologias, Síndromes, Transtornos e Dificuldades na aprendizagem
Fundamentos da Educação e da Psicologia
Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia
Fundamentos da Pedagogia – reflexões sobre a história da Educação
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Infância, Adolescência, desenvolvimento e cultura
Psicologia e ética profissional na educação
Seminário Fundamentos da Educação e da Psicologia

Reconhecido pelo MEC

Ao aluno que frequentar com assiduidade (75% de frequência) todas as atividades programadas e for considerado aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, será conferido certificado de Especialização em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.

Deverá acompanhar o certificado, para registro, o respectivo histórico escolar, constando:

  • Currículo do curso, com relação das disciplinas;
  • Forma de avaliação do aproveitamento;
  • Período que foi ministrado o curso e sua duração total.

O aluno, em condições especiais, que frequentar com assiduidade (75%) todas as atividades programadas e que, no entanto, não tiver o certificado de graduação na ocasião da conclusão, bem como aquele que não apresentar o trabalho de conclusão de curso) dentro do prazo legal estabelecido, será considerado como aprovado, em conformidade com o processo de avaliação, sendo-lhe conferido, então, o certificado de Extensão Universitária em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano.

24x de R$ 385,52
  • Desconto especial para egresso

 

 

 

Aluno especial

Esta especialização oportuniza o ingresso de alunos que não participaram do ingresso regular e não objetivam obter a titulação ou formação completa deste curso de pós-graduação. Isso será possível através do ingresso na modalidade de aluno especial em disciplinas do curso que serão ofertadas nesta modalidade.

Os alunos que concluírem com êxito, ou seja, obtiveram a aprovação na disciplina, poderão solicitar na secretaria da faculdade um certificado de curso de extensão.

Informações de contato

Vice-diretor de Ensino Superior:
Mauro Alberto Nüske

Av. Santa Rosa, 2405
Casa 1 – Campus Setrem 

55 3535-4618
pos@setrem.com.br

 

Conecte-se conosco