Problematizar e planejar estratégias para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Estudar o ser humano e suas especificidades: mente, comportamento, desejos e subjetividades. Estas são apenas algumas das capacidades do psicólogo formado na Setrem. Seu fazer implica preocupações políticas e éticas, colocando-se a favor das transformações e do compromisso social.
O curso segue quatro linhas teóricas: social, cognitivo comportamental, psicodrama e psicanálise; e atua nas ênfases de clínica ampliada e promoção da saúde.
Semestre | Disciplina | C.H. | C.H. PAE |
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1 1 1 1 1 1 1 1 |
Processos Psicológicos Básicos Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia Processos Grupais Fundamentos da Ciência Social, Sociologia e Antropologia Produção e Interpretação de Textos Acadêmicos Psicologia Experimental e Comportamental Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia Experimental e Comportamental Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Grupais |
25 25 50 50 50 50 – – |
– – – – – – 25 50 |
2 2 2 2 2 2 2 2 2 |
Psicologia Ciência e Profissão Psicologia e Saúde Teoria Psicanalítica I Optativa I Ética Profissional Metodologia da Pesquisa Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia, Ciência e Profissão Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Saúde Projeto Acadêmico de Extensão em Ética Profissional |
25 25 50 50 50 50 – – – |
– – – – – – 25 25 25 |
3 3 3 3 3 3 3 3 3 |
Infância Desenvolvimento e Cultura Neuroanatomia e Fisiologia Epidemiologia e Vigilância em Saúde Epistemologia do SUS Farmacologia Psicologia e Políticas Públicas Estágio B I – Seminário Teórico Prático Projeto Acadêmico de Extensão em Infância, Desenvolvimento e Cultura Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Políticas Públicas |
50 50 25 25 50 25 75 – – |
– – – – – – – 50 25 |
4 4 4 4 4 4 4 |
Adolescência, Desenvolvimento e Cultura Aprendizagem e Contexto Cultural Psicologia escolar Teoria Psicodramática Psicopatologia Fundamentos Teóricos da Terapia Cognitivo Comportamental Estágio Básico II |
50 25 25 50 50 50 125 |
– – – – – – – |
5 5 5 5 5 5 |
Adultez e Envelhecimento Humano Psicologia nas Organizações Psicologia Clínica Psicologia Social Teoria Psicanalítica II Estágio Básico III |
50 50 50 50 50 125 |
– – – – – – |
6 6 6 6 6 6 6 6 |
Psicoterapia Psicanalítica Psicoterapia Psicodramática Optativa II Psicodiagnóstico Neuropsicologia Transtornos do desenvolvimento Projeto Acadêmico de Extensão em Neuropsicologia Projeto Acadêmico de Extensão em Psicoterapia Psicodramática |
25 25 50 50 50 50 – – |
– – – – – – 40 35 |
7 7 7 7 7 7 7 |
Psicoterapia Cognitivo Comportamental Psicoterapia Sistêmica Psicologia Social-Projetos Técnica de Avaliação I Psicoterapia em situação de perda e luto Formação Específica- Ênfase Estágio Específico I |
50 25 25 50 50 50 150 |
– – – – – – – |
8 8 8 8 8 |
Formação específica – Ênfase Bioética e Direitos Humanos Técnicas de Avaliação II Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Específico II |
50 50 50 125 150 |
– – – – – |
9 9 9 9 9 9 9 |
Avaliação Neuropsicológica Formação específica Psicologia, deficiência e inclusão Trabalho de Conclusão de Curso II Psicologia Institucional Estágio Específico III Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico III |
50 50 50 75 50 150 – |
– – – – – – 60 |
10 10 10 10 |
Formação específica Trabalho de Conclusão de Curso III Estágio Específico IV Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico IV |
50 200 150 – |
– – – 40 |
Eletivas |
– |
– |
– |
A.C.G. | Atividades Complementares de Graduação | 100 |
– |
Carga horária total do curso | 4.000 |
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Objetivos do Curso
O curso de Psicologia da Setrem visa propiciar ao acadêmico o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais para:
Ênfases do curso
O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:
a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
c) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos do conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
d) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
e) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
f) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
g) Aprimoramento e capacitação contínuos. (conforme Resolução nº 8 de 7 de maio de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Psicologia, MEC, 2004).
Fundamentos Gerais
A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei n 4.119, de 27 de agosto de 1962, e, em 20 de dezembro de 1971, a Lei 5.766 cria o Conselho Federal de Psicologia. Como ciência e área de atuação, desde então, tem passado por mudanças que a colocam diante de novas possibilidades de construção de conhecimento. São novas subáreas, problemáticas e paradigmas que convocam os profissionais da psicologia a uma incessante reinvenção de suas práticas e referenciais teóricos, resguardando a dimensão política e ética.
Entendendo este contexto, a Faculdade Três de Maio, procura desenvolver uma proposta pedagógica que integre as diferentes áreas do conhecimento em seu currículo e estágios. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, na construção de conhecimento, atravessa transversalmente o currículo, em componentes curriculares específicos e práticas integrativas com áreas afins. O objetivo é preparar o egresso para a pluralidade da vida e para a coletividade, com princípios de autonomia e corresponsabilidade. Sob uma perspectiva generalista de formação o Curso de Psicologia, com habilitação em Formação Psicólogo, além de oferecer atividades acadêmicas que contemplam competência, habilidades e conhecimentos básicos necessários para o exercício profissional , núcleo comum, propõe as seguintes ênfases:
A proposta é preparar o egresso para a permanente construção de sua ciência, investindo em uma postura investigativa, crítica e transformadora do social.
Psicologia e Promoção de Saúde
A Ênfase em Psicologia e Promoção de Saúde do curso de Psicologia da Setrem propõem a inserção do aluno em diferentes contextos sociais e institucionais no intuito de instigar a promoção de saúde em caráter individual e coletivo. Visa proporcionar a ampliação do conceito de saúde, seguindo o previsto na Lei 8080/90, ao contemplar saúde como resultado de fatores determinantes e condicionantes que influenciarão nas condições de vida da população. Desta forma, pensar a constituição de espaços de saúde implica necessariamente pautar estratégias de promoção de saúde em que estejam contempladas: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Neste intuito, esta ênfase consiste na concentração de competências que garantam o desenvolvimento de ações que venham a promover a saúde e a qualidade de vida em diferentes contextos, de modo a beneficiar a indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Sendo assim, procura estabelecer estratégias de proteção e promoção a saúde a diferentes contextos trabalhando a partir das demandadas apresentadas nestes locais. Destacam-se o desenvolvimento da capacidade de planejamento, execução e avaliações de intervenções apoiadas, de forma crítica, em teorias e técnicas psicológicas, que visem a superação de problemas e dificuldades que comprometam a saúde.
Assim, trabalhará a partir das seguintes competências e habilidades, referentes a formação:
Psicologia e Clinica Ampliada
A Ênfase em Psicologia e Clínica Ampliada do curso de Psicologia da Setrem propõem a ampliação da prática Clínica. Embasada, na Política Nacional de Humanização e em seus princípios norteadores, inspira-se no conceito de clínica ampliada, para pontuar a importância de equilibrar o combate à doença com a produção de vida, o compromisso com o sujeito e seu coletivo, além de reforçar a importância da autonomia e do protagonismo dos sujeitos. Aponta para a perspectiva da atenção integral e do trabalho junto a diferentes áreas do conhecimento. Propõem ao aluno o estudo e apropriação de distintas abordagens e intervenções, a partir de diferentes correntes teóricas que envolvem a formação em Psicologia, oferecidas ao longo do curso. O desenvolvimento das atividades desta ênfase se darão em distintos espaços, como Serviço Clínica-Escola de Psicologia da Setrem, Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Hospitais, entre outros contextos clínicos.
Esta ênfase envolve a concentração e o desenvolvimento de competências para atuar, de forma ética e coerente, a partir de referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e demais estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos e/ou grupos em distintos contextos.
As competências e habilidades desenvolvidas nesta ênfase são:
Adriana Fátima Canova Motter
Aline Wazlawick
Ana Paula Benatti
Douglas Faoro
Evandir Bueno Barasuol
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi
Fernanda Furini
Flávia Michelle Pereira Albuquerque
Gabriele Catyana Krause
Guilherme Cézar Temp Schmidt
Juliana Karine Dalla Vechia Trevisan
Laiza Francielli Bortolini dos Santos
Lao Tse Maria Bertoldo
Lidiane Maria Mahler
Lissandra Baggio
Mácia Baiocchi Amaral
Marta Lorentz
Pâmela Vione Morin
Rejane La Bella Flach Cunegatto
Vanessa Sallapata
A Revista Práxis Psi é um periódico eletrônico, editado e publicado pelo curso de Psicologia da Faculdade Setrem.
Tem como principal objetivo a disseminação dos resultados obtidos de pesquisas em Psicologia realizada no Brasil e no exterior.
Como ingressar
Para iniciar o curso de Administração é necessário realizar o Vestibular ou utilizar a sua nota da redação do Enem.
A Setrem oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, reingresso, diplomado e aluno especial.