Licenciatura em

Pedagogia

Pedagogo: nobre profissão

pedagogo formado pela Setrem corresponde a um profissional que contempla a diversidade em sua prática pedagógica,  respeitando e valorizando as diferenças. É um profissional que ressignifica as formas de atuação profissional, coerentes à educação, à realidade e ao conhecimento contemporâneo. Assume compromisso social com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.

Curso conceito máximo no ENADE por 2 ciclos avaliativos consecutivos

Licenciatura

Noturno

4 anos

Organização Curricular

  Semestre       Disciplina       C.H.       C.H. PAE   

1

1

1

1

1

1

1

1

Pedagogia: Cenários de Carreira

Fundamentos da Pedagogia

Leitura e Produção Textual

Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Cultura

Sociologia

Filosofia

Projeto Integrador I

Projeto Acadêmico de Extensão em Pedagogia: Cenários de Carreira

50

50

50

50

25

25

50

50

2

2

2

2

2

2

2

2

Didática Geral

Psicologia da Educação: Aprendizagem

História da Educação

Metodologia da Pesquisa

Teorias da Psicologia e da Educação

Arte e Educação I: Música

Projeto Integrador II

Projeto Acadêmico de Extensão em História da Educação

50

50

50

50

25

25

50

50

3

3

3

3

3

3

3

3

3

Didática na Educação Infantil

Teorias Educacionais Contemporâneas

FM Ensino de Língua Portuguesa I

FM Ensino de Matemática I

Arte e Educação II: Artes Plásticas

Educação e Ludicidade

História da Infância Cultura e Currículo

Projeto Integrador III (Observatório em Educação Infantil)

Projeto Acadêmico de Extensão em Didática na Educação Infantil

50

25

50

50

25

25

25

50

50

4

4

4

4

4

4

4

4

Didática no Ensino Fundamental

FM Ensino de Língua Portuguesa II

FM Ensino de Matemática II

Contos Infantis e Literatura na Educação

Alfabetização Letramento

Estágio Educação Infantil: 0-5 anos

Projeto Integrador IV (Observatório em Ensino Fundamental – Séries Iniciais)

Projeto Acadêmico de Extensão em Didática no Ensino Fundamental

50

50

50

25

25

100

50

25

5

5

5

5

5

5

5

5

Educação Inclusiva

FM Ensino de História

FM Ensino de Geografia

FM Ensino de Ciências da Natureza

FM Ensino de Educação Física

Estágio: Ensino Fundamental – Séries Iniciais

Projeto Integrador V

Projeto Acadêmico de Extensão Educação Inclusiva

50

25

25

50

50

100

50

25

6

6

6

6

6

6

6

6

6

Direitos Humanos e Antropologia

Expressão Dramática

Legislação Educacional

Educação, Sexualidade e Gênero

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Ação Psicopedagógica

Estágio: Ensino Médio Modalidade Normal

Projeto Integrador VI

Projeto Acadêmico de Extensão em Legislação Educacional

25

25

50

25

25

50

100

50

25

7

7

7

7

7

7

7

7

Processos Avaliativos e Currículo

Ética em Educação

Gestão e Planejamento em Educação

Educação Popular

Trabalho de Conclusão de Curso I: Projeto

Estágio: Gestão Escolar

Projeto Integrador VII

Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Avaliativos e Currículo

50

25

50

25

50

100

50

50

8

8

8

8

8

8

8

Trabalho de Conclusão de Curso II: Pesquisa

Prática Pedagógica Alternativa

Direito da criança e do adolescente

Informática e Multimeios na Educação

Políticas Educacionais

Libras

Projeto Acadêmico de Extensão em Prática Pedagógica Alternativa

150

50

25

50

50

50

50

9 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Estágio Curricular Supervisionado)

Eletivas

A.C.G. Atividades Complementares de Graduação 200

Carga horária total do curso 3.200

Informações Adicionais

Histórico

O Ensino Fundamental é meta principal do Governo Federal nos próximos anos e esta preocupação, também, parece ser compartilhada com os municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O curso Licenciatura em Pedagogia, habilitando à administração escolar, tem um currículo que foge à homogeneidade dos currículos trabalhados em nível de Ensino Superior na área de Educação nas diferentes instituições da região. O currículo da Licenciatura em Pedagogia objetiva qualificar pedagogicamente para o exercício profissional de docentes que atuam e atuarão na área educacional. O currículo do curso ora proposto visa a uma práxis que propicie o desenvolvimento das responsabilidades atinentes à cidadania proposta nos planos de estudos e que contemplem as áreas: do desenvolvimento pessoal; das ciências que fundamentam a educação; da expressão; criatividade e comunicação, da área de vinculação da teoria com a prática e área da integração educativa.

A proposição do currículo Licenciatura em Pedagogia tem duas vertentes: a primeira considera que o profissional docente das séries iniciais do Ensino Fundamental deve ter uma formação de nível superior centrado na reflexão sobre as teorias e métodos educacionais e práticas. A segunda enfatiza a atuação profissional do docente no trabalho coletivo da escola, porém perpassando a visão do professor articulador e mediador que valoriza o exercício da docência, as áreas do conhecimento, a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo e o mundo da escola.

Amplia-se assim, substancialmente, a possibilidade da formação de um professor técnica e cientificamente apto a compreender o ser humano como um todo. A sua prática deve permitir que desenvolva uma reflexão crítica sobre os conteúdos curriculares e sobre as teorias que esteja expondo, mas, ao mesmo tempo, deve suscitar (re)dimensionamento ou (re)organização da atividade pedagógica efetivada.

A Lei 9.394, nos termos do Art.62, prevê para o acadêmico da Licenciatura em Pedagogia a formação geral e assegura, simultaneamente, o acesso ao conhecimento que vem sendo produzido nas diversas áreas. Visa ainda a promover o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução, com qualidade, do processo pedagógico em sala de aula e na escola, favorecendo a (re)organização do próprio trabalho escolar. Além disto, visa à compreensão das especificidades dos diferentes momentos da aprendizagem e das características próprias dos alunos do Ensino Fundamental, o domínio dos conhecimentos básicos das áreas contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uso das tecnologias associadas ao ensino e formas de avaliação.

Centrado nestes objetivos, o Curso ainda propicia o conhecimento das ideias que embasam uma postura educacional de caráter histórico-cultural. Esta forma de encaminhamento da educação pressupõe alguns conceitos e posturas norteadoras:
a) o professor é sempre o mediador das situações educativas;

b) o aluno, um dos sujeitos do processo, ao lado do professor, produz conhecimentos pela interação;

c) a aula é o encontro entre sujeitos que visam à socialização dos saberes;

d) os conhecimentos são recortes do mundo cultural, saberes produzidos em conjunto;

e) educação é o diálogo entre saberes que, coletivamente sistematizados, produzem transformações.

Assim, pensando, o curso atende às demandas teóricas de nossos tempos, possibilitando que se ultrapasse paradigmas tradicionais de educação e se coloque o ambiente educativo ao nível da expectativa social.

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Setrem propõe a formação de um profissional habilitado para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares pedagógicos do curso Normal em nível médio, na gestão escolar, na organização de sistemas educacionais, na coordenação de projetos educativos e nas áreas emergentes dos diversos contextos não-escolares. O Curso possibilita aos estudantes o desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas ao campo de atuação profissional. Para a Setrem, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é de fundamental importância subsidiar o estudante como pesquisador, com habilidades para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência, propondo alternativas de intervenção na Educação.

Habilidades e Competências

As competências e habilidades trabalhadas no curso dizem respeito aos saberes pedagógicos assim configurados:

a) saberes pedagógicos amplos:
I – Conhecer a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção, a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais que a configuram e condicionam;
II – Compreender os processos de planejamento e implementação das políticas pedagógicas expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais;
III – Compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens, adultos inseridos em seus contextos sociais e culturais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;
IV – Utilizar as teorias pedagógicas e curriculares para a reflexão sobre a prática de elaboração do projeto pedagógico e desenvolvimento de processos de organização e gestão do trabalho educativo.

b) saberes pedagógico-didáticos
I – Participar da formulação, discussão, avaliação do projeto pedagógico da escola;
II – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir da dinâmica institucional e seus processos organizativos;
III – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem de modo a adequar conteúdos e metodologias específicos das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação;
III – Incorporar ao trabalho docente as novas tecnologias de informação e comunicação, e realizar pesquisas e analisar situações educativas e de ensino, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos.

c) saberes das áreas específicas
I – Conhecer, dominar e articular os conteúdos e metodologias específicos das áreas do conhecimento envolvidos nos diferentes âmbitos de formação e atuação profissional;
II – Proceder à seleção e à organização de conteúdos e à sua transposição didática, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos sócio-culturais e capacidades cognitivas e afetivas dos alunos;
III – Promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento visando à formação do cidadão.

O profissional que o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia habilita deverá
ser capaz de:

  • Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Comprometimento com aperfeiçoamento cultural e profissional;
  • Responsabilidade de pesquisa e investigação científica;
  • Leitura do mundo a partir de uma visão humanística;
  • Conhecimento dos problemas nacionais e regionais;
  • Observar, interpretar, analisar e sintetizar diferentes situações propostas;
  • Comunicar o saber através de ações pedagógicas;
  • Correta expressão oral e escrita;
  • Interação consciente do processo educativo;
  • Compreensão do processo da construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.
O PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio – Setrem está definido de acordo Resolução CNE/ CP Nº 1, de 15 de Maio de 2006 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia que visam a formação do estudante de Pedagogia com características e possibilidades específicas para desempenhar um trabalho de educação sistemática em âmbito escolar e não-escolar. Sendo assim, este projeto, que constantemente é revisitado, propõe desenvolver as seguintes competências e habilidades:
  • Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades.
  • Compreensão do processo de produção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • Proporcionar a igualdade cultural e social aos educandos, principalmente na avaliação.
  • Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais, condizentes com a realidade sócio-cultural;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Analisar reflexivamente uma proposta curricular e metodológica para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Articulação da atividade educacional na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais e de propor ações criativas às questões da qualidade da educação e medidas que visem minimizar a exclusão social com consciência respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Desenvolvimento do projeto pedagógico, sistematizando as atividades de educação caracterizadas por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Desenvolvimento de uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social;
  • Ensinar diferentes linguagens nas seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças.
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à Educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
  • Identificar problemas socioculturais e socioambientais com postura investigativa integrativa e propositiva em face de realidades complexas estabelecendo diálogo entre as demais áreas do conhecimento.
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Cuidar e educar crianças de zero a cinco anos contribuindo para o desenvolvimento das dimensões física, psicológica, intelectual e social.
  • Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Apreensão do processo de produção do conhecimento da Educação Infantil inseridas em seus contextos social e cultural.
  • Capacidade de elaborar e desenvolver metodologias, estratégias e materiais pedagógicos adequados ao desenvolvimento do trabalho educativo para classes de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista as características dos alunos e seu meio social.
  • Capacidade de atuar na gestão, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em diferentes contextos da prática profissional; 
Do mesmo modo, faz-se necessário ao futuro pedagogo/a ter domínio das competências reconhecidas como prioritárias na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, tais como:
  • Organizar e dirigir situações de produção de saberes;
  • Administrar a progressão da produção de saberes;
  • Conceber e ser auxiliar no processo de progressão da produção de saberes;
  • Interagir com os sujeitos da produção de saberes;
  • Trabalhar em equipe;
  • Participar da administração da escola;
  • Informar e interagir com as famílias;
  • Apresentar encaminhamentos para os dilemas éticos da profissão;
  • Administrar sua formação continuada.

Corpo Docente

Adriana Fátima Canova Motter

Alessandra Klein

Ana Raquel Köhler

Betyna Faccin Preischardt

Cléia dos Santos Moraes

Ernani Luis Gauger

Fernanda Borges Heimerdinger

Fernanda Raquel Sartor

Guilherme Cézar Temp Schmidt

Janaína Horn Schmidt

Jonas Ricardo Freistler Thewes

Lidiane Maria Mahler

Lissandra Baggio

Lorena Maria Londero Lazzari

Márcia Roseli Muller Baú

Marilise Jaqueline Ribeiro

Marina Zucatto

Neusa Cristina Pereira da Silva

Priscila Gadea Lorenz

Renati Fronza Chitolina

Silvia Natália de Melo

Vanessa Sallapata

Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber

Oportunidades de atuação

  • Professor na Educação Infantil
  • Professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Gestão Escolar
  • Pedagogia Hospitalar
  • Pedagogia Empresarial
  • Indústrias de Brinquedos
  • Produção de Material Pedagógico

Informações de contato

Coordenadora: Adriana Fátima Canova Motter

Av. Santa Rosa, 2405
Prédio 2 – Campus Setrem 

55 3535-4608
pedagogia@setrem.com.br

Segunda – Sexta
9:00A.M. – 5:00P.M.

 

Conecte-se conosco

     

 

Como ingressar

Para iniciar o curso de Administração é necessário realizar o Vestibular ou utilizar a sua nota da redação do Enem.

A Setrem oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, reingresso, diplomado e aluno especial.