O pedagogo formado pela Setrem corresponde a um profissional que contempla a diversidade em sua prática pedagógica, respeitando e valorizando as diferenças. É um profissional que ressignifica as formas de atuação profissional, coerentes à educação, à realidade e ao conhecimento contemporâneo. Assume compromisso social com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
Curso conceito máximo no ENADE por 2 ciclos avaliativos consecutivos
Semestre | Disciplina | C.H. | C.H. PAE |
---|---|---|---|
1 1 1 1 1 1 1 1 |
Pedagogia: Cenários de Carreira Fundamentos da Pedagogia Leitura e Produção Textual Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Cultura Sociologia Filosofia Projeto Integrador I Projeto Acadêmico de Extensão em Pedagogia: Cenários de Carreira |
50 50 50 50 25 25 50 – |
– – – – – – – 50 |
2 2 2 2 2 2 2 2 |
Didática Geral Psicologia da Educação: Aprendizagem História da Educação Metodologia da Pesquisa Teorias da Psicologia e da Educação Arte e Educação I: Música Projeto Integrador II Projeto Acadêmico de Extensão em História da Educação |
50 50 50 50 25 25 50 – |
– – – – – – – 50 |
3 3 3 3 3 3 3 3 3 |
Didática na Educação Infantil Teorias Educacionais Contemporâneas FM Ensino de Língua Portuguesa I FM Ensino de Matemática I Arte e Educação II: Artes Plásticas Educação e Ludicidade História da Infância Cultura e Currículo Projeto Integrador III (Observatório em Educação Infantil) Projeto Acadêmico de Extensão em Didática na Educação Infantil |
50 25 50 50 25 25 25 50 – |
– – – – – – – – 50 |
4 4 4 4 4 4 4 4 |
Didática no Ensino Fundamental FM Ensino de Língua Portuguesa II FM Ensino de Matemática II Contos Infantis e Literatura na Educação Alfabetização Letramento Estágio Educação Infantil: 0-5 anos Projeto Integrador IV (Observatório em Ensino Fundamental – Séries Iniciais) Projeto Acadêmico de Extensão em Didática no Ensino Fundamental |
50 50 50 25 25 100 50 – |
– – – – – – – 25 |
5 5 5 5 5 5 5 5 |
Educação Inclusiva FM Ensino de História FM Ensino de Geografia FM Ensino de Ciências da Natureza FM Ensino de Educação Física Estágio: Ensino Fundamental – Séries Iniciais Projeto Integrador V Projeto Acadêmico de Extensão Educação Inclusiva |
50 25 25 50 50 100 50 – |
– – – – – – – 25 |
6 6 6 6 6 6 6 6 6 |
Direitos Humanos e Antropologia Expressão Dramática Legislação Educacional Educação, Sexualidade e Gênero Educação Ambiental e Sustentabilidade Ação Psicopedagógica Estágio: Ensino Médio Modalidade Normal Projeto Integrador VI Projeto Acadêmico de Extensão em Legislação Educacional |
25 25 50 25 25 50 100 50 – |
– – – – – – – – 25 |
7 7 7 7 7 7 7 7 |
Processos Avaliativos e Currículo Ética em Educação Gestão e Planejamento em Educação Educação Popular Trabalho de Conclusão de Curso I: Projeto Estágio: Gestão Escolar Projeto Integrador VII Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Avaliativos e Currículo |
50 25 50 25 50 100 50 – |
– – – – – – – 50 |
8 8 8 8 8 8 8 |
Trabalho de Conclusão de Curso II: Pesquisa Prática Pedagógica Alternativa Direito da criança e do adolescente Informática e Multimeios na Educação Políticas Educacionais Libras Projeto Acadêmico de Extensão em Prática Pedagógica Alternativa |
150 50 25 50 50 50 – |
– – – – – – 50 |
9 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Estágio Curricular Supervisionado) | – | – |
Eletivas |
– |
– |
– |
A.C.G. | Atividades Complementares de Graduação | 200 |
– |
Carga horária total do curso | 3.200 |
---|
Histórico
O Ensino Fundamental é meta principal do Governo Federal nos próximos anos e esta preocupação, também, parece ser compartilhada com os municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O curso Licenciatura em Pedagogia, habilitando à administração escolar, tem um currículo que foge à homogeneidade dos currículos trabalhados em nível de Ensino Superior na área de Educação nas diferentes instituições da região. O currículo da Licenciatura em Pedagogia objetiva qualificar pedagogicamente para o exercício profissional de docentes que atuam e atuarão na área educacional. O currículo do curso ora proposto visa a uma práxis que propicie o desenvolvimento das responsabilidades atinentes à cidadania proposta nos planos de estudos e que contemplem as áreas: do desenvolvimento pessoal; das ciências que fundamentam a educação; da expressão; criatividade e comunicação, da área de vinculação da teoria com a prática e área da integração educativa.
A proposição do currículo Licenciatura em Pedagogia tem duas vertentes: a primeira considera que o profissional docente das séries iniciais do Ensino Fundamental deve ter uma formação de nível superior centrado na reflexão sobre as teorias e métodos educacionais e práticas. A segunda enfatiza a atuação profissional do docente no trabalho coletivo da escola, porém perpassando a visão do professor articulador e mediador que valoriza o exercício da docência, as áreas do conhecimento, a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo e o mundo da escola.
Amplia-se assim, substancialmente, a possibilidade da formação de um professor técnica e cientificamente apto a compreender o ser humano como um todo. A sua prática deve permitir que desenvolva uma reflexão crítica sobre os conteúdos curriculares e sobre as teorias que esteja expondo, mas, ao mesmo tempo, deve suscitar (re)dimensionamento ou (re)organização da atividade pedagógica efetivada.
A Lei 9.394, nos termos do Art.62, prevê para o acadêmico da Licenciatura em Pedagogia a formação geral e assegura, simultaneamente, o acesso ao conhecimento que vem sendo produzido nas diversas áreas. Visa ainda a promover o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução, com qualidade, do processo pedagógico em sala de aula e na escola, favorecendo a (re)organização do próprio trabalho escolar. Além disto, visa à compreensão das especificidades dos diferentes momentos da aprendizagem e das características próprias dos alunos do Ensino Fundamental, o domínio dos conhecimentos básicos das áreas contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uso das tecnologias associadas ao ensino e formas de avaliação.
Centrado nestes objetivos, o Curso ainda propicia o conhecimento das ideias que embasam uma postura educacional de caráter histórico-cultural. Esta forma de encaminhamento da educação pressupõe alguns conceitos e posturas norteadoras:
a) o professor é sempre o mediador das situações educativas;
b) o aluno, um dos sujeitos do processo, ao lado do professor, produz conhecimentos pela interação;
c) a aula é o encontro entre sujeitos que visam à socialização dos saberes;
d) os conhecimentos são recortes do mundo cultural, saberes produzidos em conjunto;
e) educação é o diálogo entre saberes que, coletivamente sistematizados, produzem transformações.
Assim, pensando, o curso atende às demandas teóricas de nossos tempos, possibilitando que se ultrapasse paradigmas tradicionais de educação e se coloque o ambiente educativo ao nível da expectativa social.
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Setrem propõe a formação de um profissional habilitado para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares pedagógicos do curso Normal em nível médio, na gestão escolar, na organização de sistemas educacionais, na coordenação de projetos educativos e nas áreas emergentes dos diversos contextos não-escolares. O Curso possibilita aos estudantes o desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas ao campo de atuação profissional. Para a Setrem, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é de fundamental importância subsidiar o estudante como pesquisador, com habilidades para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência, propondo alternativas de intervenção na Educação.
Habilidades e Competências
As competências e habilidades trabalhadas no curso dizem respeito aos saberes pedagógicos assim configurados:
a) saberes pedagógicos amplos:
I – Conhecer a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção, a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais que a configuram e condicionam;
II – Compreender os processos de planejamento e implementação das políticas pedagógicas expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais;
III – Compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens, adultos inseridos em seus contextos sociais e culturais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;
IV – Utilizar as teorias pedagógicas e curriculares para a reflexão sobre a prática de elaboração do projeto pedagógico e desenvolvimento de processos de organização e gestão do trabalho educativo.
b) saberes pedagógico-didáticos
I – Participar da formulação, discussão, avaliação do projeto pedagógico da escola;
II – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir da dinâmica institucional e seus processos organizativos;
III – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem de modo a adequar conteúdos e metodologias específicos das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação;
III – Incorporar ao trabalho docente as novas tecnologias de informação e comunicação, e realizar pesquisas e analisar situações educativas e de ensino, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos.
c) saberes das áreas específicas
I – Conhecer, dominar e articular os conteúdos e metodologias específicos das áreas do conhecimento envolvidos nos diferentes âmbitos de formação e atuação profissional;
II – Proceder à seleção e à organização de conteúdos e à sua transposição didática, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos sócio-culturais e capacidades cognitivas e afetivas dos alunos;
III – Promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento visando à formação do cidadão.
O profissional que o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia habilita deverá
ser capaz de:
Adriana Fátima Canova Motter
Alessandra Klein
Ana Raquel Köhler
Betyna Faccin Preischardt
Cléia dos Santos Moraes
Ernani Luis Gauger
Fernanda Borges Heimerdinger
Fernanda Raquel Sartor
Guilherme Cézar Temp Schmidt
Janaína Horn Schmidt
Jonas Ricardo Freistler Thewes
Lidiane Maria Mahler
Lissandra Baggio
Lorena Maria Londero Lazzari
Márcia Roseli Muller Baú
Marilise Jaqueline Ribeiro
Marina Zucatto
Neusa Cristina Pereira da Silva
Priscila Gadea Lorenz
Renati Fronza Chitolina
Silvia Natália de Melo
Vanessa Sallapata
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber
Como ingressar
Para iniciar o curso de Administração é necessário realizar o Vestibular ou utilizar a sua nota da redação do Enem.
A Setrem oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, reingresso, diplomado e aluno especial.