Bacharelado em

Administração

Gestão que sustenta a inovação

Criativo, inovador, movido por desafios e focado no empreendedorismo. Este é o perfil do bacharel em Administração graduado na Setrem, capaz de unir um olhar humano, ético, tecnológico e crítico para o mercado, fomentando o próprio negócio ou potencializando o crescimento de organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos. A gestão de recursos financeiros, materiais e humanos também faz parte das aptidões deste profissional.

Bacharelado

Noturno

4 anos e meio

Organização Curricular

  Semestre       Disciplina       C.H.       C.H. PAE   

1

1

1

1

1

1

1

1

Teoria Geral da Administração I

Filosofia

Contabilidade I

Criatividade

Tecnologia da Informação

Língua Portuguesa

Dicção, Desinibição e Oratória

Projeto Acadêmico de Extensão em Teoria Geral da Administração I

50

50

50

25

25

25

25

50

2

2

2

2

2

2

2

Teoria Geral da Administração II

Organização, Sistema e Métodos

Instituições de Direito

Contabilidade II

Métodos de Pesquisa

Modelos Matemáticos

Projeto Acadêmico de Extensão em Organização, Sistemas e Métodos

25

25

50

50

50

50

50

3

3

3

3

3

3

3

Contabilidade Gerencial

Matemática Financeira

Estatística

Direito Empresarial

Comunicação Empresarial

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Projeto Acadêmico de Extensão em Direito Empresarial

50

50

50

50

25

25

50

4

4

4

4

4

4

Administração Financeira I

Elementos e Análise de Custos

Psicologia Organizacional

Sociologia

Economia

Projeto Acadêmico de Extensão em Economia

50

50

50

50

50

50

5

5

5

5

5

5

5

5

Administração Mercadológica I

Liderança

Administração de Materiais e Patrimônio

Sistemas de Informação

Administração Financeira II

Prática Profissional I

Associativismo e Cooperativismo

Projeto Acadêmico de Extensão em Associativismo e Cooperativismo

50

50

50

25

50

25

25

50

6

6

6

6

6

6

6

Gestão Estratégica e Planejamento

Estratégias e Táticas de Negociação

Administração da Produção I

Pesquisa Operacional

Administração Mercadológica II

Prática Profissional II

Projeto Acadêmico de Extensão em Gestão Estratégica e Planejamento

50

50

50

50

50

25

50

7

7

7

7

7

7

7

7

7

Gestão Empreendedora

Gestão de Pessoas I

Logística Empresarial

Gestão da Qualidade

Direito do Trabalho

Direito Tributário

Administração da Produção II

Prática Profissional III

Projeto Acadêmico de Extensão em Gestão Empreendedora

50

50

25

25

25

25

50

25

50

8

8

8

8

8

8

8

8

Internacionalização de Empresas

Gerenciamento de Projetos

Gestão da Inovação

Jogos de Empresas

Gestão de Pessoas II

Prática Profissional IV

Projeto Acadêmico de Estágio Supervisionado

Projeto Acadêmico de Extensão em Internacionalização de Empresas

50

50

25

25

50

25

50

50

9 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Estágio Curricular Supervisionado) 350

Eletiva

Eletiva

Eletiva

Inglês

Língua Brasileira de Sinais

Tópicos Especiais em Administração

25

25

A.C.G. Atividades Complementares de Graduação 100

Carga horária total do curso 3.000

Informações Adicionais

Histórico

Com o princípio de descentralização do ensino superior na década de 60 e com os objetivos de promover o desenvolvimento de localidades dos centros universitários e o não afastamento do aluno de seu meio de origem, autoridades e lideranças locais do município de Três de Maio – RS empenharam-se para que o Curso Superior de Administração fosse uma realidade em Três de Maio a partir de 16 de dezembro de 1969. Nessa data, o curso foi instalado como extensão da Universidade Federal de Santa Maria.

Em 1970, foi realizado o primeiro concurso vestibular, com a participação de 91 inscritos para 40 vagas oferecidas. A aula inaugural do Curso de Administração foi em 09 de março de 1970.

Em 1973, a extensão do Curso Superior de Administração passou a ser mantida pela Setrem e no ano de 1976 é reconhecida como Curso Superior, junto ao Conselho Federal de Educação através do decreto nº 78.322 da Presidência da República e passou a ser denominada Faculdade de Administração Três de Maio.

Atualmente, a Faculdade de Três de Maio desenvolve o curso de Administração, cujo ingresso é oferecido anualmente à Comunidade Escolar através de processo seletivo, com 75 vagas totais anuais.

O curso compreende 2.680 horas-aula (160 créditos) mais 402 horas-aula, 200 (duzentos) dias letivos, sendo desenvolvido em 9 (nove) semestres consecutivos. O referido curso funciona no turno noturno, com matrícula por disciplina e o título de graduação conferido é o de Bacharel em Administração.

A Faculdade Três de Maio promove cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização, nas diferentes áreas da administração, além da pesquisa e extensão.

Objetivos do Curso

Os cenários vivenciados atualmente apresentam um avanço vertiginoso da tecnologia com as reduções das fronteiras, devido à alta velocidade da informação, modificações constantes e abruptas dos mercados, de novos comportamentos dos consumidores, aberturas de novas oportunidades, entre outras, que vêm provocando profundas modificações na postura das organizações em relação a sua competitividade e conseqüente busca e retenção de profissionais que tenham conhecimento, competências e habilidades adequadas para superar esta realidade, bem como atitude que possibilite aplicar ações que proporcionem condições de competitividade empresarial.

Diante deste cenário, somente ter a titulação de ensino superior não é mais diferencial competitivo, portanto, se faz necessário que os cursos de Bacharelado em Administração também tenham esta visão atualizada em relação aos conteúdos e necessidades deste mercado.

Desta forma, a capacidade de adequação e atualização dos conteúdos programáticos do curso de Bacharelado em Administração proporciona, além da sobrevivência dos próprios cursos, o desenvolvimento de um egresso com perfil adequado às necessidades do mundo empresarial e que possua uma visão de constante atualização, alicerçadas em valores éticos que nortearão toda a sua carreira de Administrador.

Habilidades e Competências

O profissional que o Curso de Administração deseja formar deverá ter as seguintes habilidades e competências:

  • Leitura do mundo a partir de uma visão humanística;
  • Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Responsabilizar-se e comprometer-se com a sua formação profissional;
  • Observar, interpretar, analisar e sintetizar diferentes situações propostas;
  • Utilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico;
  • Compreender o todo administrativo, inter-relacionado com as diferentes áreas do conhecimento administrativo;
  • Expressar-se de forma oral e escrita corretamente;
  • Interpretar situações administrativas com significativo argumento técnico-científico;
  • Realizar ações empreendedoras à partir de uma leitura no meio social, político, econômico e cultural;
  • Atuar na administração de organizações, consciente do impacto ambiental de ações administrativas, tendo o princípio de melhoria da qualidade de vida.

Corpo Docente

Adriana Fátima Canova Motter

Alexandre Chapoval Neto

Aline Knaack Menezes 

Ana Paula Heimerdinger

Andressa Elianete Bender Schlosser 

Ângela Cristina Vieira

Carlos Alberto Meneghetti

Carlos Waldemar Blum

Cecilia Smaneoto 

Danielli Regina Scarantti 

Douglas Rafael Marques 

Edinei Daniel Steffen 

Estela Steinke

Guilherme Cézar Temp Schmidt

Ivete Linn Ruppenthal

Jacob Dalírio Mayer

Jesildo Moura de Lima 

Jorge Antônio Rambo

Lidiane Maria Mahler

Marcos Eduardo Servat

Marina Zucatto

Priscila Guarienti

Rodrigo Danielowski

Oportunidades de atuação

  • Administração Financeira, da Qualidade e da Produção
  • Administração Hospitalar
  • Administração Pública e do Terceiro Setor
  • Administração Rural
  • Administração de Marketing
  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
  • Auditoria e Controladoria
  • Comércio Exterior
  • Consultoria, Empreendedorismo e Inovação
  • Gestão Ambiental, da Informação e de Vendas
  • Logística
  • Pesquisa e Inteligência de Mercado
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Relações Industriais

Informações de contato

Coordenador: Alexandre Chapoval Neto

Av. Santa Rosa, 2405
Prédio 7 – Campus Setrem 

55 3535-4610
alexandrechapoval@setrem.com.br

Segunda – Sexta
9:00A.M. – 5:00P.M.

 

Conecte-se conosco

     

 

Estude Administração na Setrem

O curso de Administração da Faculdade Setrem possui 50 anos de história e já formou mais de 1,2 mil administradores.

Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.