A Educação Básica da Setrem busca a excelência no ensinar e no aprender. Para isso, conta com professores qualificados, infraestrutura inovadora em termos de desenvolvimento cognitivo, social e tecnológico; currículo atualizado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Projetos de Intensificação Bilíngue, chamados de Trilhas. Conheça cada uma delas abaixo.
Está pautada nas recentes inovações que emergem do ambiente tecnológico. Utilizamos a Mind Lab, uma metodologia inovadora que visa o aprimoramento e desenvolvimento pessoal, através de experiências com jogos. Também utilizamos a plataforma Mindzup, da qual são disponibilizados aos estudantes da Educação Básica várias habilidades, entre elas podemos citar as missões diárias que visam desenvolver o hábito do estudo nos estudantes. Temos ainda uma parceria com a Zoom – Education for Life, em que a sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar. Eles aprendem sobre robótica, informática e educação 4.0.
Além de cursos extracurriculares para alunos, pais e para a comunidade em geral, de todas as idades, com certificação reconhecida internacionalmente, há o currículo bilíngue. Nele, os estudantes são expostos a aulas em inglês diariamente, tanto nas aulas de currículo quanto em diferentes componentes curriculares, como música, educação física, artes e dança. É pautado no quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, dividido em seis níveis. Inicia na Educação Infantil, a partir do Pré I e Pré 2, e segue até o 3º ano do Ensino Fundamental, em um processo gradativo.
Potencializa o acolhimento das demandas emocionais dos sujeitos envolvidos no espaço escolar. Utiliza como proposta dinâmicas de grupo, discussões coletivas sobre temas inquietantes, palestras com profissionais das áreas de Psicologia e Saúde, entre outras atividades. Desta forma, busca oportunizar a vivência e a discussão de situações cotidianas que influenciam a percepção das crianças e jovens sobre o mundo que os cerca, na tentativa de compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a relação consigo e com o outro.
Envolve os estudantes em atividades o ano inteiro. No âmbito cultural são promovidos a Mostra da Flauta Doce; Festival Estudantil da Canção; Concurso de Contos, Crônicas e Poemas; Festival Interno de Dança e Sarau de Literatura; além de eventos da Rede Sinodal de Educação, de música, dança e teatro. Os alunos têm à disposição aulas de canto coral, dança, flauta, teclado e violão e podendo participar dos seguintes grupos: Coral Animus, Conjunto Instrumental, Teatro Poracaso e Corpus. No âmbito artístico, são oferecidas atividades extracurriculares de pintura.