Ensino Médio

Tempo e espaço para descobrir, viver e transformar

Excelência no ensinar e aprender. Somos a melhor escola da região em busca constante pela excelência nos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem.

Oferece uma formação diferenciada, que possibilita ótimos resultados, independentemente da escolha profissional. Proporciona oportunidades e experiências com propósito, tanto no currículo regular quanto em atividades complementares.

O resultado é comprovado através de várias percepções, como no sucesso dos alunos nos processos de ingresso ao ensino superior em instituições renomadas, seja nos processos seletivos próprios ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a Setrem segue com grande destaque.

Diferenciais

Além de uma formação educacional sólida e de qualidade, busca-se o desenvolvimento do estudante como indivíduo, incentivando o seu autoconhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para as diferentes fases da vida, tornando-o responsável e crítico, com capacidade de ver, analisar, compreender e interpretar a realidade na qual está inserido, sabendo posicionar-se com base em argumentos.

Aprender por meio de trilhas

A Educação Básica da Setrem busca a excelência no ensinar e no aprender. Para isso, conta com professores qualificados, infraestrutura inovadora em termos de desenvolvimento cognitivo, social e tecnológico; currículo atualizado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Projetos de Intensificação Bilíngue, chamados de Trilhas. Conheça cada uma delas abaixo.

Trilha de Intensificação Tecnológica

Está pautada nas recentes inovações que emergem do ambiente tecnológico. Utilizamos a Mind Lab, uma metodologia inovadora que visa o aprimoramento e desenvolvimento pessoal, através de experiências com jogos. Também utilizamos a plataforma Mindzup, da qual são disponibilizados aos estudantes da Educação Básica várias habilidades, entre elas podemos citar as missões diárias que visam desenvolver o hábito do estudo nos estudantes. Temos ainda uma parceria com a Zoom – Education for Life, em que a sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar. Eles aprendem sobre robótica, informática e educação 4.0.

Trilha de Intensificação Bilíngue

Além de cursos extracurriculares para alunos, pais e para a comunidade em geral, de todas as idades, com certificação reconhecida internacionalmente, há o currículo bilíngue. Nele, os estudantes são expostos a aulas em inglês diariamente, tanto nas aulas de currículo quanto em diferentes componentes curriculares, como música, educação física, artes e dança. É pautado no quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, dividido em seis níveis. Inicia na Educação Infantil, a partir do Pré I e Pré 2, e segue até o 3º ano do Ensino Fundamental, em um processo gradativo.

Trilha de Intensificação Socioemocional

Potencializa o acolhimento das demandas emocionais dos sujeitos envolvidos no espaço escolar. Utiliza como proposta dinâmicas de grupo, discussões coletivas sobre temas inquietantes, palestras com profissionais das áreas de Psicologia e Saúde, entre outras atividades. Desta forma, busca oportunizar a vivência e a discussão de situações cotidianas que influenciam a percepção das crianças e jovens sobre o mundo que os cerca, na tentativa de compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a relação consigo e com o outro.

Trilha de Intensificação Artística e Cultural

Envolve os estudantes em atividades o ano inteiro. No âmbito cultural são promovidos a Mostra da Flauta Doce; Festival Estudantil da Canção; Concurso de Contos, Crônicas e Poemas; Festival Interno de Dança e Sarau de Literatura; além de eventos da Rede Sinodal de Educação, de música, dança e teatro. Os alunos têm à disposição aulas de canto coral, dança, flauta, teclado e violão e podendo participar dos seguintes grupos: Coral Animus, Conjunto Instrumental, Teatro Poracaso e Corpus. No âmbito artístico, são oferecidas atividades extracurriculares de pintura.

Trilha de Intensificação Esportiva

Os alunos participam de treinos de basquete, futsal, voleibol e patinação artística, competindo em campeonatos em nível municipal, regional e estadual.

Trilha de Intensificação Científica

Nela, os estudantes são estimulados à iniciação científica desde cedo, com o Clubinho de Ciências, e prosseguem com a participação no Salão de Pesquisa Setrem e em Olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia.

Conheça nossa infraestrutura